Como vai o seu sono?

Quais são os melhores hábitos para ter um sono restaurador?

Foto: google.com

O ano já começou e nós precisamos falar sobre escolhas importantes para que o ano seja realmente novo!
Hoje vou falar de um hábito que tem prejudicado muitas pessoas, principalmente nesse tempo de isolamento social, que são os hábitos noturnos. Como próprio nome diz, é o hábito de ficar até tarde no celular, passar a madrugada vendo televisão, dormir quando o dia está amanhecendo. É necessário rever os seus hábitos!

Muito mais do que dormir, nós precisamos dormir bem!
O sono é essencial para que haja importantes restaurações metabólicas e imunológicas no nosso corpo, mas não basta dormir, o sono precisa ter qualidade.
Explico melhor, a melatonina é um dos hormônios importantes para a composição da “orquestra hormonal” do nosso corpo.
Ela é produzida em várias células do nosso corpo, mas seu pico de produção se dá a noite sob a ação do sono profundo durante o período de escuridão (entre 03 e 04 da manhã).
O envelhecimento reduz a nossa capacidade de sintetizar, então vamos a algumas dicas importantes.
O que fazer para produzir mais ou em quantidade adequada?
Alimentação: alimentos ricos em triptofano são essenciais para que essa produção seja adequada, dentre eles cito alguns que não podem faltar na nossa vida: banana, tomate, abacaxi, chocolate amargo, mel, cereais, grão de bico, laticínios e peixes
Atividade física precisa ser encarada como um “medicamento” natural;
Hábitos que devemos evitar: Uso intenso de iluminação artificial antes de dormir; Sono fracionado; Aparelhos luminosos e barulhentos dentro do quarto de dormir; Luzes de led que ficam ligadas durante a noite toda; Muita claridade ao deitar; Uso de telefones celulares ao deitar.

Termino dizendo que tem coisas, que só nós podemos fazer por nós mesmos! A mudança de hábito é um exemplo disso, vamos em frente!

Bruna Leôncio