Feliz dia da vida Consagrada

Dia Mundial da vida Consagrada

Todo dia 2 de fevereiro a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor e, também, o Dia Mundial da Vida Consagrada. Neste dia, trazemos à memória a passagem bíblica descrita detalhadamente, e apenas aqui, no evangelho de S. Lucas (Lc 2, 22-40), ocasião em que o pequeno Menino Deus foi levado ao Templo, para ser apresentado ao Senhor. A 1a.leitura da liturgia deste dia é a profecia do profeta Malaquias (conferir. Ml 3,1-4), muito significativa. Também pode ser celebrada a Festa das Luzes, ou de Nossa Senhora da Luz, das Candeias, ou da Candelária. Jesus é a Luz para iluminar as nações, como disse Simeão! Mais que um mistério gozozo rezado no Terço, é um mistério doloroso, porque Maria renuncia a seu Filho para ofertá-Lo a Deus, definitivamente. Toda a vida de Maria e de seu Santíssimo Filho é entrega, renúncia, disponibilidade.

Nada mais propício do que celebrar, agradecer e rezar por todos aqueles que, generosamente, se oferecem a Deus como pertença única e total para testemunhar com a vida que é possível seguir a Cristo mais de perto, tornando-se, para o mundo, sinal concreto da alegria do cumprimento dos preceitos evangélicos: pobreza, obediência e castidade.

Ainda é possível, num mundo que valoriza o sexo, o poder e a autossuficiência, fazer uma escolha corajosa por Jesus, que é o consagrado supremo e o missionário do Pai. Ser luz na escuridão, acreditar contra todo indiferentismo, agir contra toda inércia e comodismo; é o caminho que muitos fizeram, e ainda fazem, como sacerdotes, religiosos de congregações, sociedades de vida apostólica, institutos seculares, ordens das virgens consagradas e novas formas de vida consagrada.

Na Comunidade Canção Nova, em todas as suas casas, a partir de Cachoeira Paulista, apresentamo-nos ao Senhor para renovar o nosso compromisso de entrega a Deus. Fazemos retiro preparatório, tríduo, rezamos uns pelos outros, fazemos propósitos. Temos consciência da Graça que nos é doada, e da nossa responsabilidade ao corresponder. Muitos são os exemplos de consagrados na história da Aliança de Deus com o seu povo: alguns chegaram a perder a própria vida para honrar esta entrega. Outros optaram por seguir outros caminhos.

Você que lê este texto poderia argumentar: isto não tem a ver comigo, não me consagrei, levo uma vida comum na Igreja. Ah, mas quero te recordar algo. Você foi batizado? Então você pertence ao Senhor! O Batismo te insere na família de Deus, onde todos temos contribuições a dar. Jesus já nos ensinou qual a regra de vida para os Seus, e ninguém está isento de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Então, você também pode assumir ser luz no mundo, iluminando as pessoas e as realidades com a sua vida e testemunho.

Feliz Dia do Consagrado!

Maria Helena Barbosa

Missionária Comunidade Canção Nova