Dia mundial do autismo

Dia mundial do autismo “ Acolhimento e informação”

Imagm: Google.com

O dia 02 de abril foi definido pela ONU como o Dia mundial de Conscientização do Autismo, com o intuito de informar e orientar a população sobre os transtornos do espectro autista (TEA), procurando diminuir assim o preconceito e indiferença a essas pessoas.

Englobando vários aspectos no desenvolvimento da criança as principais caraterísticas do TEA são dificuldade de comunicação e interação social, além de interesse e comportamentos repetitivos, dificuldade na atenção compartilhada, entre outros. O TEA é um transtorno do desenvolvimento neurológico, porém estudos recentes indicam que as causas podem envolver aspectos genéticos e ambientais.

O diagnóstico precoce é de suma importância, pois quanto mais cedo se inicia o tratamento mais independência a pessoa poderá adquirir. O primeiro e mais importante acolhimento ao portador do TEA dever ser feito pela própria família, que é a primeira a perceber as dificuldades no desenvolvimento da criança, mas muitas vezes reluta em procurar ajuda médica pensando que com o tempo tudo irá se resolver, porém essa negação tem um custo alto para a criança que perde muito nestes primeiros anos sem tratamento correto.

A desinformação leva às pessoas a pensarem que o diagnóstico de autismo é uma condenação sem volta e a criança está findada a viver sem as possibilidades de uma criança típica, encerrando-a em seu diagnóstico sem perspectiva de uma vida social e independente dentro de suas particularidades, mas este pensamento é errado e com o tratamento correto, ela tem muito mais possibilidades e muitos indivíduos dentro do espectro autista possuem habilidades superiores a indivíduos típicos em determinada atividade que sem o estímulo correto talvez nunca se desenvolveria. “Quando focamos nosso olhar apenas na síndrome, esquecemos de prestar atenção na pessoa e em todas suas potencialidades. ”

Os sintomas do espectro autista (TEA) começam nos primeiros três anos de vida, sendo os mais comuns: a dificuldade de comunicação e interação social, como o atraso na fala de forma funcional, exemplo uma criança de dois anos precisa estar falando pelo menos duas palavras com função, como no exemplo “a bola é azul”, pode falar errado mas consegue conectar as palavras.

Atenção compartilhada também é uma dificuldade para a criança com autismo, esta abrange a compreensão de si mesmo e das pessoas ao seu redor, a criança deve interagir com outra pessoa através de brinquedos ou estímulo no ambiente, apontando objetos ou chamando atenção para ela para mostrar algo, ou também brinca executando as trocas como no jogo de bola, ao invés de pegar a bola e ficar explorando a mesma sem dar atenção a outra pessoa ou outra criança que está brincando junto.

Ao contrário do que muitos dizem as crianças com autismo podem sim olhar nos olhos, o que acontece é que as vezes com menos frequência ou como um relance, já a criança típica olha nos olhos por mais tempo, se prendem ao olhar do outro, prestam atenção. Os movimentos repetitivos e brilhos intensos, como girar rodinhas, olhar o movimento da própria mão, fazer as coisas sempre da mesma forma também são características do TEA.

Esses são apenas algumas das características que se enquadram no transtorno do espectro autista e tem caráter informativo e não deve ser analisada de forma isolada, assim como também o diagnostico deve ser realizado pelo especialista que irá realizar a avaliação completa.

Telma Lucia Daniel

Missionária Comunidade Canção Nova