O que significa esse dia de hoje, dia de Pentecostes?

O que significa esse dia de hoje, dia de Pentecostes?

 

O que a Igreja celebra hoje? A vinda do Espírito Santo? Mas então, Ele não estava? Mas Ele não veio ainda? Em Pentecostes é uma vinda sim do Espírito Santo, mas é uma vinda diferenciada. No Antigo Testamento Ele estava presente de uma forma, a partir de Cristo vai se tornar possível para nós entrarmos em um tipo de relacionamento com o qual nunca foi possível antes. Em Pentecostes o Espírito Santo se manifesta como Pessoa que se comunica e habita em nós. Nele se inaugura uma nova fase do modo do Espírito atuar no mundo.

No Antigo Testamento o Espírito Santo se manifestava na vida das pessoas, mas não habitava, depois em Pentecostes, o Espírito Santo vai passar a habitar. O Papa São João Paulo II em sua encíclica: “O Espírito Santo é o senhor que dá a vida”, nos fala desse novo envio do Espírito Santo e dessa Nova era do Espírito, desse envio de modo novo! Pentecostes não é vem, mas vamos! Não é desce, mas sobe!

Os Padres da Igreja nos ensinam que hoje é o Natal da Igreja. A Igreja nasce em Pentecostes de forma pública para o mundo. Hoje é o aniversário da nossa Igreja! Vamos cantar parabéns para a Igreja! Agradecer ao Espírito Santo por tão grande presente que Ele nos deu! A Beata Elena Guerra conhecida na Igreja como a Apóstola do Espírito Santo, a mulher que mais escreveu e orou ao Espírito Santo, afirma: “A festa litúrgica de Pentecostes é solene e importantíssima porque é a festa do Espírito Santo”.

Pe. Charles JáderCN

Missionário da Comunidade Canção Nova