A medida do amor próprio

A medida do amor próprio

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento!” Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo mandamento, acrescentou Jesus, é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’.” (Mateus 22,37-39).

Ninguém pode dar o que não tem! É por isso que, se você deseja amar alguém verdadeiramente, precisa amar-se primeiro. O interessante nesta passagem é que Jesus nos dá dois principais mandamentos
e nos indica três tipos de amor: amar a Deus, a si mesmo e ao próximo. Santo Agostinho, falando a respeito desta diferença, nos oferece uma resposta valiosa e nos ensina qual deve ser a medida para o homem amar a si mesmo: “Mas, se há três objetos do nosso amor, porque há apenas dois mandamentos? Vou dizer-te: Deus não julgou necessário encarregar-te de te amares a ti próprio porque não há ninguém que não se ame a si mesmo. Mas muita gente se perde porque se ama mal. Ao mandar-te amá-Lo com todo o teu ser, Deus deu-te a regra segundo a qual deves amar. Queres amar-te? Então ama a Deus com todo o teu ser. Com efeito é nele que te encontrarás, evitando assim te perderes em ti. Deste modo é-te dada a regra segundo a qual deves amar-te: ama aquele que é maior do que tu e amar-te-ás a ti mesmo”. O amor próprio ordenado nos possibilita abrirmos o coração para amar verdadeiramente e nos capacita a recebermos o amor que outras pessoas haviam guardado para nós. Diante disso, confiemos na misericórdia de Deus , seguindo o conselho de Santo Agostinho: “Ama Aquele que é maior do que tu e amar-te-ás a ti mesmo”.

Oração: Senhor, reconheço que não sei amar de forma ordenada. Muitas
vezes apego-me a coisas vans e afasto-me de Ti, que és o sumo bem. Vem em
meu auxílio e ensina-me a amar-Te acima de todas as coisas, a me amar na
medida certa e, sendo assim, amar também o meu próximo. Amém!