Setembro Amarelo: Prevenção e alerta ao suicídio

Neste mês, acontece a campanha Setembro Amarelo, que visa prevenir e alertar as pessoas ao combate ao Suicídio. 

Neste mês, acontece a campanha Setembro Amarelo, que visa prevenir e alertar as pessoas ao combate ao Suicidio/ Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

 

Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, organiza desde 2015 o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece todo o ano.

 

No Brasil são registrados mais de 13 mil suicídios e 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. 

Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais e em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) são alterações no funcionamento da mente que podem afetar, humor, comportamento e raciocínio. Eles geralmente são caracterizados por uma combinação de pensamentos, percepções, emoções e comportamentos anormais, pode prejudicar o desempenho, das pessoa na frente do familiar, social, trabalho e nos estudos, na compreensão de si e de todos.

 

Telma Lúcia, psicóloga clínica e membro da Comunidade da Canção Nova do 2º elo em São José dos Campos nos explica que há vários tipos de transtorno, alguns são passageiros e outros não. Ela relata “que correm depois de um evento traumático, alguma situação que a pessoa não soube lidar naquele momento”.

 

“Correm depois de um evento traumático, alguma situação que a pessoa não soube lidar naquele momento”. 

 

Ainda segundo a psicóloga “o apoio familiar é de suma importância para o auxílio na identificação de alguns sinais de algum transtorno e também no acolhimento e o incentivo ao tratamento, já que esses possuem relações afetivas e geralmente de extrema confiança com a pessoa com esse sintoma”.

 

“O apoio familiar é de suma importância para o auxílio na identificação de alguns sinais de algum transtorno e também no acolhimento e o incentivo ao tratamento, já que esses possuem relações afetivas e geralmente de extrema confiança com a pessoa com esse sintoma”.

 

Importante salientar que temos várias entidades que prestam apoio a pessoas com transtorno, entre elas podemos citar o CVV (Centro de Valorização da Vida) que atende através do numero 188 e do site https://www.cvv.org.br/.

 

Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!

 

Mateus Leite
Estudante de Jornalismo na Faculdade Canção Nova
Estagiário no departamento de comunicação Canção Nova São José dos Campos