Vença a comparação com a gratidão.

Vença a comparação com a gratidão

“Com efeito, o Reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu ao romper da manhã, a fim de contratar operários para sua vinha. Ajustou com eles um denário por dia e enviou-os para sua vinha… Assim, pois, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. Muitos serão os chamados, mas poucos os escolhidos.” (Mateus 20,1-2,14-16)

O Senhor hoje nos chama a estreitarmos nosso relacionamento com Ele ao ponto de cumprirmos nossa missão com tanto empenho e pureza de coração que não sobrará tempo para ficarmos nos comparando com outras pessoas nem exigindo de Deus os mesmos resultados que elas alcançam. Acho muito forte quando o Senhor diz aos servos que pediam satisfação pelo modo como Ele havia escolhido agir: “que
te importa se eu combinei contigo tanto e paguei, acaso não posso agir com meu dinheiro do jeito que eu quero?” (Mateus 20). Jeimes Martim diz que “quem se compara se condena”, e neste contexto é exatamente o que os servos insatisfeitos fizeram, se compararam, sentiram-se injustiçados e se autocondenaram. Quando, na verdade, não havia injustiça, uma vez que o Senhor já havia cumprido o combinado. E nenhum de nós não está imune de passar por situações como esta. Portanto, busquemos o auxílio da graça de Deus e sejamos gratos. A gratidão é um forte antídoto contra a comparação e a inveja, pois todas as vezes que reconhecemos as coisas boas que já recebemos, tomamos consciência de que somos amados e que há alguém que cuida de nós. Portanto, fazer uma retrospectiva da vida, considerando tudo de bom que já temos, é uma boa dica para cultivarmos a gratidão e rompermos
com a comparação, conquistando, assim, uma vida plena e feliz. Bento XVI ensina que “o fato de sermos amados, nunca é algo merecido, mas sempre um dom”.

Oração: Obrigada, Senhor, porque me amas gratuitamente e me dás todos os dias muito mais do que eu mereço, o Teu amor. Ajuda-me a manter viva em minha memória os Teus feitos, e, assim, jamais duvidar da Tua misericórdia. Eu rompo hoje, Senhor, com toda comparação e baixa autoestima, e declaro que Tu és o centro da minha vida!

Dijanira Silva – Livro “tenha um ótimo dia”