Novena a São José: 3º Dia

São José jamais teve medo de ser quem era, pois o mais importante para ele era ser fiel.

 

sagradafamilia2Por que tudo sempre deu certo, mesmo em meio a tanta dor na vida de José?

Como pode haver tanta paz e generosidade, quando não é possível compreender tudo?

O fato é que José conhecia seu Deus e, portanto, mesmo quando nada sentia sabia que Sua presença era indiscutível!

Como caminhar com intensa confiança, se Deus o fez cego e sem respostas? A verdade é que José viveu sempre cercado da mais pura intuição, a qual sempre lhe mostrou a verdade sobre os desígnios de Deus que o consumiam.

Como pode nos ensinar tanto um homem que não se preocupou em nos dizer quase nada? É que José sabia que a única palavra que não passa é a própria vida!

Como não desejar que as circunstâncias mudem? E, da forma como a vida é, ser decididamente tão obediente a ponto de jamais se importar se esta é adversa à nossa vontade?

José compreendia que lhe seria um grande aprendizado tomar uma nova atitude valendo-se das circunstâncias para, por meio deles, manifestar seu amor e sua obediência a Deus sobre todas as coisas. Como ser um mestre na carpintaria, tendo a seu lado, como aprendiz, o Rei do Universo lhe chamando de pai? José jamais teve medo de ser quem era, pois o mais importante para ele era ser fiel, mesmo que isso lhe custasse secretos e profundos constrangimentos.

E como permanecer inabalável ao ouvir Simeão profetizar os sofrimentos – de sua amada Esposa e de seu Santíssimo Filho – , na angústia de perceber-se completamente incapaz de amenizá-los? Sem dúvida, José compreendia que a vida acarretaria inúmeros sofrimentos.

Como ser, ao mesmo tempo, Esposo daquela que era, primeiramente, esposa do Espírito Santo e do Pai daquele que o criou e o destinou para chamá-Lo de Filho? Sem dúvida, José, como ninguém, por causa de seu grau de perfeição, percebia sua limitação humana e não se angustiava. Intuía que seu testemunho de tamanho equilíbrio seria capaz de influenciar homens e mulheres do mundo inteiro que, como nós, também querem que o céu já comece entre nós.

Pois no Céu os méritos de São José alcançaram plenitude e, lá, ele continua a ser o chefe da Sagrada Família.

 

REZEMOS: 

>> Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

3º Dia: São José, chefe da Sagrada Família
          Glorioso São José, que gozastes durante tantos anos da presença e da filial afeição de Jesus, a quem tivestes a dita de alimentar e vestir, juntamente com vossa esposa santíssima, eu vos suplico que me alcanceis o dom inefável de sempre viver unido com Deus pela graça santificante. Obtende também para os pais cristãos a graça do fiel cumprimento de sus graves deveres de educadores e, aos filhos, respeito e obediência, segundo o exemplo do menino Jesus. Amém.

Rogai por nós, São José, esposo da Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Para todos os dias:
Oremos: Ó Deus, que por inefável providência Vós dignastes escolher o bem-aventurado São José para esposo de Vossa Mãe Santíssima, concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como protetor mereça ter no Céu por nosso intercessor. Vós, que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

Pode-se acrescentar todos os dias:
Glorioso São José, que fostes exaltado pelo Pai, obedecido pelo Verbo Encarnado, favorecido pelo Espírito Santo e amado pela Virgem Maria, louvo e bendigo a Santíssima Trindade pelos privilégios e méritos com que vos enriqueceu. Sois poderosíssimo e jamais se ouviu dizer que tenha alguém recorrido a Vós e tenha sido por vós desamparado. Sois o consolador dos aflitos, o amparo dos míseros e o advogado dos pecadores. Acolhei, pois, com bondade paterna a quem vos invoca com filial confiança e alcançai-me as graças que peço nesta novena ……….  Eu vos escolho por meu especial protetor. Sede, depois de Jesus e Maria, minha consolação nesta terra, meu refúgio nas desgraças, meu guia nas incertezas, meu conforto nas tribulações, meu pai solícito em todas as necessidades. Obtende-me finalmente, como coroa dos vossos favores, uma boa e santa morte na graça de Nosso Senhor.
Assim seja.

— Deixe aqui no comentário suas intenções.