Precisamos da graça do Alto em nossa vida

15390944_1421458564561395_4046721871081061662_n

As batalhas que enfrentamos são ferrenhas, por isso precisamos da força e graça do Alto

“Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo” (Marcos 1, 8).

É João quem está nos dizendo aquilo que, de fato, Jesus realiza em nossa vida. Cristo está nos batizando com o dom mais precioso do coração de Deus, Ele está nos batizando com o Espírito Santo. Tomemos consciência dessa realidade!

O batismo de João realizou maravilhas, pois prefigurava o batismo de Cristo, mas lavava, purificava e trazia para as pessoas uma consciência de mudança, de mentalidade, uma vontade e disposição de renunciar ao mal e ao pecado.

A vontade é fundamental e essencial, mas não basta termos somente vontade, temos de ter força de vontade, disposição e luta, inclusive, contra as forças do mal e do pecado em nossa vida. Já deu para perceber que sozinhos nós não podemos, não conseguimos nada? As lutas deste mundo não são poucas, as batalhas que enfrentamos são ferrenhas, por isso precisamos da força e graça do Alto.

Se nos fecharmos no orgulho e na autossuficiência, vamos perceber o quanto necessitamos da graça de Deus em nossa vida. Essa graça tem nome e se chama: Espírito Santo, dom de Deus, promessa de Deus, presente e graça divina que transforma, renova e ilumina nossa vida; sobretudo, o Espírito é Aquele que nos conduz ao combate das forças do mal ao nosso redor.

Todos nós recebemos o Espírito Santo, todos nós temos esse dom e essa graça, mas é necessário fazermos uma reflexão, de fato, uma meditação no fundo da nossa alma. Estamos permitindo que o Espírito aja em nós? Estamos sendo guiados pelo Espírito que está em nós? O Espírito toma corpo, forma em nosso ser ou está apagado, escondido e aprisionado?

Se não permitirmos que o Espírito Santo aja, ele não age, porque a liberdade é nossa, a vontade é nossa. Deus age na nossa liberdade quando permitimos. Ele age na nossa vontade, quando nós a submetemos a Ele.

Não basta dizer que Deus está em nós, é preciso viver guiado por Ele e permitir que Sua vontade ilumine, guie e direcione a nossa vontade. Recebemos esse dom, e esse Espírito está em nós, mas é preciso submissão, entrega, é preciso buscá-lo: “Espírito Santo, eu quero fazer a Sua vontade, eu preciso da Sua graça, da Sua luz!”.

Quero chamar à atenção somente de um engano que, às vezes, cometemos: não podemos esperar o Espírito Santo vir em nosso socorro somente na hora do apuros. Precisamos d’Ele para não cairmos nos apuros da vida. Por isso, a submissão do Espírito Santo de Deus, esse dom do Alto, essa promessa divina, essa graça que Cristo nos trouxe precisa ser vivida a cada momento e instante.

A submissão à vontade de Deus, no poder do Espírito, é a graça que Cristo nos trouxe.

Deus abençoe você!

Pe Roger Araújo