Missa da quarta-feira de cinzas

Missa da quarta-feira de cinzas.

A Canção Nova em São José dos Campos convida você e a sua família para participar da Santa Missa na quarta-feira de cinzas. A celebração acontecerá no dia 26/02/2020 às 12h na Casa de Evangelização.

O missionário George Facundo faz uma reflexão acerca desta data que é de suma importância para os cristãos.

“Lembra-te de que és pó e ao pó voltará!” (Gn 3,19). Com essas palavras do Gênesis, a Igreja nos introduz no tempo litúrgico da Quaresma. Ao impor cinzas sobre os fieis, na Missa da Quarta-feira após o carnaval, o sacerdote nos convida à revisão da própria vida. Não se trata apenas de uma cerimônia ritual em que recebemos na fronte – ou sobre ela – as ‘fuligens’ das palmas bentas usadas no Domingo de Ramos. É um sinal concreto de uma atitude interior de quem deseja uma autêntica mudança de vida. Afinal, parece que é quando tomamos consciência da brevidade de nossa existência que conseguimos dar o valor devido às coisas, às pessoas e às situações que, de fato, merecem atenção e empenho. Se é assim com aquilo que é terreno, quanto mais deveria ser com os bens espirituais.

Na Idade Média, era prática comum o início da penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Depois de confessados, os penitentes recebiam cinzas e eram obrigados a manter-se longe, como Adão e Eva separados do paraíso após o pecado, até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa. A partir do século XI, o gesto da imposição das cinzas, parte de um rito menos rigoroso, foi estendido a todos os cristãos no caminho para a Páscoa.

Associada à revisão de vida, somos convidados já Quarta-feira de Cinzas a tomarmos novos rumos. Não à toa outra Palavra proferida na imposição das cinzas é “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Mudança de sentimentos, de pensamentos e comportamentos. O Evangelho deve se tornar a regra de vida e tudo deve d’Ele proceder. O caminho exigente que nos conduz à eternidade, a porta estreita da qual o Senhor mencionou no Evangelho.

Para isso, a Igreja nos apresenta três vias de penitência, que nos ajudam a nos configurar ao projeto de Deus para nós: jejum, caridade e oração. Pelo jejum penitenciamos os desejos carnais, que tantas vezes nos arrastam ao pecado. Pela caridade morre o egoísmo enraizado pelo pecado original. Pela oração nos aproximamos de Deus, Aquele que nos garante a força, por sua graça e misericórdia, para viver bem as penitências anteriores: sem oração a Quaresma será vã e vazia; 40 dias vividos na aparência e superficialidade.

Vale lembrar que, por ser um dia penitencial, o jejum e abstinência são obrigatórios durante a Quarta-feira de Cinzas, como também na Sexta-feira Santa, para as pessoas maiores de 18 e menores de 60 anos. Fora desses limites, é opcional. Nesse dia, os fiéis podem ter uma refeição “principal” uma vez durante o dia. A abstinência de comer carne é obrigatória a partir dos 14 anos. Tudo vivido dentro da lógica evangélica da oração e da caridade, como encontramos no Evangelho de São Mateus 6,1-6.16-18.

 

George Facundo

Missionário e seminarista da Comunidade Canção Nova