A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Sem dúvida alguma Jesus Cristo foi o primeiro doador de sangue. Ele deu todo o seu sangue para salvar vidas, as nossas vidas. Tomou essa decisão livremente e por amor. Uma das formas mais abençoadoras que temos a nossa disposição para abençoar as pessoas é sermos doadores de sangue.
O sangue doado é usado em pessoas que realmente precisam. São acidentados, pessoas que vão fazer alguma cirurgia, pessoas que estão com doenças graves, etc. Todas essas pessoas dependem desse sangue para viver e muitas vezes não podem esperar.
O mês de Junho é chamado de “Junho Vermelho”, uma iniciativa para lembrar a população da importância da doação de sangue.
O mês foi escolhido por dois motivos: por conta do dia 14 deste mês, em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Além disso, nesta época do ano as temperaturas mais baixas em grande parte do país, faz com que muitas pessoas não busquem os hemocentros para fazer sua doação.
A Rádio Canção Nova de São José dos Campos, 95,9 FM, através de seus missionários, Ana Raquel e Elias Júnior e a colaboradora Vanessa Oliveira, estiveram neste mês, no Banco de Sangue da cidade para fazer sua doação.
Para a missionária, Ana Raquel, que doou pela primeira vez, foi uma experiência de generosidade. “Ajudar a quem se conhece é gentileza e pode ser retribuído, mas a quem não se conhece, como no caso de uma doação de sangue é um ato de generosidade. Fiquei muito feliz, é muito rápido e seguro, quero doar mais vezes”, afirmou.
O diretor da rádio, Elias Júnior, também afirmou que ficou muito feliz com sua doação, “Vivi uma experiência muito especial. Saber que estarei concretamente podendo ajudar alguém com esse ato, produz um sentimento de paz. É muito honroso saber que posso ajudar uma pessoa sem passar por uma via financeira, a qual eu não teria condições por ser missionário, mas com meu sangue, posso ajudar.”
No momento da doação é coletado do doador, apenas 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar várias vidas e em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.
E você, é um doador de sangue? Já pensou em fazer parte desta corrente do bem? Entre os requisitos para ser um doador, a pessoa deve ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos) e pesar no mínimo 50 kg.
Seja um doador de sangue!
Em São José dos Campos, o Banco de Sangue fica na Rua Antônio Saes, 425 – Centro e a doação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.
Mais informações podem ser obtidas no telefone (12) 3519-3766 ou no site: www.shhsjc.com.br.
Vanessa Oliveira
Jornalista da Rádio Canção Nova FM 95,9