São José Operário

São José operário: rogai por nós!

Neste primeiro de Maio de 2021 mais uma vez a sociedade civil celebra com um feriado nacional o dia do trabalhador.

No ano de 1955 o então Papa Pio XII, deu aos trabalhadores um protetor, na verdade um modelo de homem honesto, justo e trabalhador: São José operário. Além do patrono da Igreja ser celebrado no dia 19 de Março deveria também ser celebrado em 1º de Maio como patrono e protetor dos trabalhadores.

Antes ainda da determinação do Papa Pio XII, em 1891, o Papa Leão XIII cita a figura de São José na sua encíclica Rerum Novarum ao tratar do mundo do trabalho, no trecho sobre “Dignidade do Trabalho”.

“É o que Jesus Cristo Nosso Senhor confirmou com o Seu exemplo. Ele, que «de muito rico que era, Se fez indigente» (2 Cor 8,9) para a salvação dos homens; que, Filho de Deus e Deus Ele mesmo, quis passar aos olhos do mundo por filho dum artesão; que chegou até a consumir uma grande parte da Sua vida em trabalho mercenário: «Não é Ele o carpinteiro, o Filho de Maria?» (Mc 6,3). Quem tiver na sua frente o modelo divino, compreenderá mais facilmente o que Nós vamos dizer: que a verdadeira dignidade do homem e a sua excelência reside nos seus costumes, isto é, na sua virtude; que a virtude é o património comum dos mortais, ao alcance de todos, dos pequenos e dos grandes, dos pobres e dos ricos; só a virtude e os méritos, seja qual for a pessoa em quem se encontrem, obterão a recompensa da eterna felicidade.”

O carpinteiro de Nazaré, o honesto, justo e trabalhador foi e sempre será modelo para humanidade. A ele coube educar Jesus e dá-lhe um ofício, neste caso o da carpintaria, e pela vida de Jesus, José o fez com maestria.

Costumo dizer que um homem só pode ser fruto da sua educação e dos valores adquiridos com sua família e Jesus é o exemplo por excelência. Mesmo sendo O Filho do Homem, Deus deu a José a missão, de na terra, educar o Seu filho único e ensinar-lhe um trabalho.

Neste dia do trabalhador, peço ao pai adotivo de Jesus que proteja e cuide de todos aqueles que estão empregados, mas também, de  uma maneira especial, que olhe e providencie um trabalho para os que estão desempregados.

Contemos hoje meus irmãos com a intercessão de São José operário, e para você que está desempregado deixo aqui uma oração para lhe acompanhar diariamente na sua luta por um emprego.

Oração a São José Operário para conseguir emprego

“Oh, meu querido santo trabalhador, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abra as portas do comércio para que eu possa conseguir um emprego. Dai-me forças e coragem para não desistir no primeiro não. Que eu tenha a disposição de Santa Teresa D’Ávila, a simplicidade de Maria de Nazaré, a força de Santo Antônio. Orienta os nossos governantes para a distribuição dos bens do país. Protege as nossas famílias para que não se deixem vencer pela seca, pelo medo, pela violência, pela falta de trabalho e dê esperança no domingo da ressurreição. Meu São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixe sem o pão de cada dia e sem perspectiva de um novo dia para minha família. Prometo, com o dinheiro do meu futuro emprego, ajudar uma instituição de caridade e divulgar esta devoção. Por Cristo, Senhor nosso. Amém”.

Deus e São José está lutando conosco.

Fábio Vieira
Missionário da Comunidade Canção Nova.