A sabedoria está em encher o nosso coração com a Palavra de Deus

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus no Salmo 37,1-9.

Wellington Silva Jardim (Eto)
Foto: Robson Siqueira

 

Por que Deus nos fala para não nos irritarmos? Porque quantas doenças nós temos justamente por não termos controle das nossas vontades e apetites. Hoje é fácil as pessoas nos tirarem do sério e nos irritarmos. São Tomás fala que muitas pessoas sofrem por ficarem iradas e por perderem o controle epassarem a depender de psicólogos e psiquiatras.

Mas o Senhor nos promete em sua Palavra: “Espera no Senhor e faze o bem: assim permanecerás na terra e terás segurança. Seja um homem, uma mulher do bem, controle os seus ímpetos fazendo o bem”.

Necessitamos a cada dia fazer o bem. Não deixe a ira penetrar no seu coração e o mal dominar o seu interior. Depois o Senhor nos diz: “Põe no Senhor as tuas delícias e Ele te dará o que o teu coração pede”. Coloque as suas necessidades para o Senhor, mas não se esqueça de, no Senhor, fazer o bem.

Entregue ao Senhor o seu futuro. Normalmente nós queremos fazer o papel de Deus. Muitas vezes, o Senhor nos mostra um caminho e nós não O ouvimos e queremos ir por outro. Por isso é preciso escutar, ter um ouvido sensível à voz de Deus para compreender o que Ele tem para nós. Se a minha alma está sendo conduzida pelo Senhor, então, a cada dia eu preciso me entregar a Ele.

Nós temos que esperar em Deus! Porque temos a tentação de querer tudo para hoje, não queremos para amanhã, e o nosso corpo sofre, porque participa da ira que se levanta dentro de nós. Os músculos se tornam febris por causa das tensões, porque o nosso interior fica como um vulcão.

Você não tem condições de ter tudo o que quer se não for pela graça de Deus, então, espere no Senhor e respire! Porque o nosso organismo não aguenta as tensões que carregamos. O que não podemos resolver hoje, resolveremos amanhã, e – ao esperarmos no Senhor– tudo vamos alcançar.

Temos que mudar de vida e é na Palavra de Deus que encontramos as respostas para o nosso estresse e para a nossa ira. Sem a Palavra, nem a ginástica nem a pescaria vão tirar da nossa mente as preocupações. A sabedoria está em encher o nosso coração com a Palavra de Deus, que, pouco a pouco, vai tirando o nosso cansaço e abrindo os nossos olhos. Do contrário, estaremos sempre presos às nossas vontades.

Quando violentamos o nosso interior, a nossa alma é atingida, assim como as pessoas ao nosso redor também são. O homem forte é aquele que sabe dominar os seu ímpetos na hora da ira. As nossas vontades não podem nos dominar. Por isso, espere no Senhor e faça o bem ….

Wellington Silva Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II

ACOMPANHE PELO PODCAST: