A vida do cristão deve ser um Louvor

Padre Paulinho

Santo Agostinho fala de um aleluia que quer dizer louvor a Deus. Este louvor que deve brotar do nosso coração, por ter nos dado Jesus e por Jesus ter assumido os nossos pecados, pois por meio d’Ele somos filhos de Deus.

Neste tempo pascal devemos ter um coração muito grato a Deus. Santo Agostinho diz que devemos louvar a Deus, pelo tempo quaresmal, porque é um tempo que voltamos para a casa do Pai. Mas ele também fala do louvor do Tempo Pascal, pois é o que viveremos lá no céu, ou seja, o gozo da ressurreição.

Muitas vezes nós temos o nosso coração preocupado com as coisas aqui da terra e não voltamos o nosso coração para as coisas do alto, para a eternidade. O tempo pascal é um tempo de vida eterna, porque devemos, neste tempo, viver aqui na terra o que viveremos no Céu. Você acha que lá vai ter lagrimas, tentação, provação? Nos já podemos, pela graça do Espirito, treinarmos o louvor que vamos cantar no Céu. Você tem treinado? Precisamos treinar porque um dia vai chegar a nossa hora. Jesus disse no evangelho de hoje: “Eu vou, mas Eu voltarei.”

A liturgia desta semana vai nos mostrar Jesus que se despede dos discípulos, porque só quando Jesus voltar ao Pai Ele vai poder enviar sobre toda a humanidade o Paráclito prometido. Vamos ver, por exemplo, Pedro, um homem medroso que negou Jesus, e depois de pentecostes vamos ver este mesmo Pedro valente, pregando o evangelho sem temor. Foi assim que o evangelho foi se espelhando, assim também foi se espelhando as perseguições e a Palavra era anunciada através desta diáspora.

As conversões aconteciam pelo poder do Espirito Santo, os Apóstolos foram estes instrumentos usados por Deus para que a Palavra chegasse a toda a humanidade. Certamente a sua vida tem mudado, ela não é mais a mesma, porque você está ouvindo e acolhendo esta mesma Palavra.

Devemos trazer em nossos lábios não mais a lamentação e a murmuração, mas sim o louvor do aleluia de que nos fala santo Agostinho. Para entendermos que nossa vida de cristãos deve ser pautada pelo louvor, até mesmo pelas coisas que não dão certo. As vezes buscamos a Deus só quando precisamos, e quando as coisas não acontecem do jeito que queremos, jogamos a culpa em Deus. Devemos estar com o coração aberto para que este Espírito caia em nós e nos transforme de trevas em luz, de tristeza em rostos alegres, de pessoas bravas para pessoas acolhedoras. Para ser um cristão verdadeiro não é difícil, o problema e que queremos fazer as coisas com a nossa cabeça.

“O Espírito vos recordará todas as coisas”

A nossa fé e uma fé de memória. Na consagração eucarística Jesus diz: “fazei isso em memória de Mim”. E essa memória se atualiza, se transforma em memorial e Ele se dá mais uma vez a nós. Hoje celebramos a dia das mães. Quem não se lembrou da mãe hoje? Não tem como não lembrar daquela que nos deu a vida, que nos gerou.

A maternidade é um dom incalculável. Hoje devemos louvar a Deus pela maternidade, pelas mães, pois infelizmente o mundo de hoje não quer receber este dom de Deus, as pessoas não querem esta bênção, que é um filho, porque uma criança é a alegria na casa. Bendito seja o ventre das mães, os seios que nos amamentaram aquela comidinha que só a nossa mãe sabe fazer. Precisamos olhar para a nossa mãe, para aquelas que cuidaram de nós com gratidão. Hoje é um grande dia de gratidão a Deus pela nossa mãe.

Como não lembrar e reconhecer a Mãe de Jesus e agradecer àquela que nos trouxe o Filho de Deus através do seu sim, pois através do sim de Maria a história da humanidade mudou. Através do seu sim à maternidade você também pode mudar o mundo, pois nós não temos o direito de matar uma criança no ventre de sua mãe, abra-se à vida, agradeça a Deus pelo dom da maternidade.

Pe Paulinho
Comunidade Canção Nova