Mais uma vez vamos nos preparar para o Natal do Senhor! Que tal prepararmos o presépio no coração? Em outros anos já toquei nesse tema. Madre Teresa de Jesus Eucarístico, fundadora das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, fazia um convite às irmãs que vale para todos nós. Coloquemos palhas na manjedoura do Menino Jesus. Deixemos o lugar o mais aconchegante possível.
De que maneira? Aproveitemos o Advento, tempo de preparação para o nascimento de Jesus, para o exercício das virtudes. Cada virtude torna-se uma palhinha na manjedoura do coração. Vamos propor isso em casa. Pequenos sacrifícios de paciência, de perdão, de paz e de serenidade podem ir completando o espaço interior de nosso ser, para que o Senhor seja bem acolhido.
Onde buscar inspiração para tais ações? Contemplemos Maria e José, peçamos a graça de esperar Jesus como O esperaram outrora. Deixemos a esperança reacender o coração. Deixemos a fé, pura como a das crianças, renascer em nós. Deixemos a caridade suplantar todos os nossos limites. Dessa forma, neste Natal, o presépio não será, por nós, somente contemplado, mas sim vivido. Tornar-nos-emos membros da cena, partícipes da alegria cantada pelos anjos, anunciada pela estrela e proclamada pelos pastores e reis.
Entremos na cena que marcou a história e que anunciou uma nova e eterna primavera para a humanidade. Está chegando o tempo da ternura e do amor. Resgatemos nossos sonhos. Desde já, sonhemos com o Menino e deixemo-nos plenificar pela sua Paz. “Vigia esperando a aurora qual noiva esperando o amor. É assim que o servo espera a vinda do seu Senhor”, é o que cantaremos tantas vezes. Vigiemos, portanto! Esperemos com alegria! Ele, mais uma vez, irá chegar!
Aproveitemos o tempo de espera e deixemo-nos tocar pela graça do Senhor. Que o Espírito Santo transforme nossas casas e nossas Igrejas na gruta de Belém.Aqui, dentro em pouco, será Natal, não só no calendário, mas acima de tudo em nós!