O PROFETA ESTÁ A SERVIÇO DA VIDA

  

É interessante que os conterrâneos parecem conhecer muito bem a Jesus, filho de José carpinteiro, mas na verdade sabem nada a seu respeito. Constatamos Isso também nos dias de hoje.Muitos cristãos fazem uma primeira eucaristia, participam da catequese da crisma e depois se afastam da Igreja. Não procuram um aprofundar sua fé. Desligam-se das celebrações. Não Tomam parte em cursos de formação nem se engajam nos trabalhos Comunitários. Quando ouvem uma nova interpretação ou leitura do Evangelho ou São Colocados diante de uma nova prática da Igreja, reagem, criticam, falam em deixar a Igreja, pensando conhecer tudo sobre Jesus, mas na verdade ignoram uma identidade eo sentido da vida, da cruz, da morte e ressurreição de Jesus.

Os vizinhos e parentes de Jesus com Ele se revoltam por não realizar milagres diante deles, em sua cidade natal (cf. vv. 23-24). Querem ver um messias milagreiro, com gestos Extraordinários como os gestos de Moisés, ou seja, para que servem as suas palavras sábias, se não dá provas de sua Autoridade por meio de milagres?

Jesus, porém, não veio a este mundo para resolver os nossos problemas nem para mostrar o seu poder mágico. Não mudando intervenir nos acontecimentos humanos, como leis da natureza. Não salva o mundo Através de Prodígios, mas mediante o anúncio do Evangelho, com a vida da sua doação, com sua entrega solidária para que todos tenham vida em abundância (cf. Jo 10,10). O milagre é um eficaz força de sua Palavra que move os corações, transformam a vida e gera uma comunidade, cria novas relações na humanidade.

“E Jesus, passando nenhum deles Meio, retirou-se” (cf. v. 30). O que significa isso? Na verdade, não deixa de ser um conforto Para aqueles que, como Jesus, anunciam a Boa Nova com alegria e esperança. Encontrarão perseguição e rejeição, mas Serão protegidos por Deus, caminharão com segurança no meio dos seus Perseguidores como discípulos do Mestre.

O amor é o que permanece (cf. 1Cor 12,31-13,13). A CARIDADE É o que dá sentido à vida e à missão do profeta e do cristão. É a força eo caminho que ultrapassam a tudo ea todos. Sem ela nada tem valor.

A caridade supõe a compreensão do outro. Ela não se impõe, mas se apaixona. A caridade é o máximo, porque tem origem em Deus. Pela Caridade chegamos a Deus. Deus é amor. Importa encontrar formas em nossa vida e caminhos para expressar e vivenciar o amor de Deus.

  

 

 

 

 

Fonte: Roteiros Homiléticos – CNBB