O que Deus espera de mim

Salmo: 133 e 134 / Leitura: Miquéias 6, 6-8

Introdução: Muitas pessoas pensam que apenas cumprindo rituais religiosos, indo à missa e pagando o dízimo é o suficiente. Entretanto o Senhor tem expectativas mais elevadas a nosso respeito. Nesse texto, Ele manda um recado ao seu povo, por meio do profeta Miquéias, especialmente no versículo 8, no qual o Senhor diz o que espera de nós…

1 – “Façamos o que é direito…”: Isto nos fala de SANTIDADE: normalmente a palavra fustiça na Bíblia tem o sentido de santidade, ou seja, nossa adequação aos padrões de Deus. Esta é a primeira coisa que Ele exige de nós, que não sejamos religiosos ou católicos ocos, sem testemunho, como eram os fariseus, preocupados com rituais, mas cheios de comportamentos pecaminosos. Se quisermos agradar a Deus, temos que viver uma vida santa (Ler: Mateus 23,27-28; Hebreus 12, 14; Romanos 6,19).

2 – “Que amemos uns aos outros…”: Este texto nos fala de SERVIÇO: bondade tem o sentido de abençoar os outros de maneira prática. Podemos fazer isso por meio da oração, da evangelização, do trabalho pastoral e nos esforçando para suprir as necessidades físicas, emocionais e espirituais de quem está próximo a nós. E mais, devemos fazer tudo isso com boa vontade e paixão! Não podemos dizer que amamos a Deus, se não amamos as pessoas, se não estamos dispostos a investir nelas (Ler: I João 4,20; Gálatas 6, 9-10).

3 – ” Que vivamos em humilde obediência ao nosso Deus”: isto nos fala de RELACIONAMENTO COM ELE: andar diante de Deus é ter uma vida de intimidade com Ele. Muitos se relacionam com Deus como se fossem seus escravos, mas Ele nos quer como filhos. A condição para isso é que tenhamos um coração quebrantado e humilde que aceite Sua palavra. Não conseguiremos agrada-lo, sem investir em práticas como a oração, a meditação da Palavra e a adoração genuína (Ler: João 15, 13-15; Isaías 55, 6; João 14,6).

Conclusão: Deus quer que nos aproximemos dele nos comprometendo com uma vida de obediência, serviço e relacionamento com Deus, por intermédio de Jesus Cristo.

O que mais lhe falta no relacionamento com Deus ?
Justiça ? Bondade ? Humildade ?

Padre Luis Fernando Soares
Paróquia Espírito Santo