O verdadeiro sentido da Semana Santa

Cremos que, se morrermos com Cristo, ressuscitaremos com Ele. (Romanos 6,8)

Viver o mistério da Semana Santa é relembrar o mistério da paixão, morte e ressurreição, por isso, ela é chamada de “semana maior da nossa fé”. Nós vivemos esse mistério tão profundo que é a essência que sustenta a nossa caminhada.

Nós iniciamos a Semana Santa no Domingo de Ramos onde temos na celebração com o símbolo dos ramos, que nos lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, por isso é uma celebração que nos introduz no mistério da paixão, morte e ressurreição. O evangelho deste dia já nos remete a morte de Jesus na cruz, porque no centro da Semana Santa, está a entrega maior do amor de Deus por nós. Deus amou tanto o mundo que nos deu seu filho único e por isso nós vivemos essa semana de sermos envolvidos por esse amor, somos introduzidos nesse caminho que vai chegar até a cruz e vamos com Cristo, morrer e ressuscitar.

Durante essa semana, somos convidados a abrir o nosso coração para relembrar este grande ato de amor de Jesus.

Na Quinta-feira Santa temos o Tríduo Pascal, que começa na quinta-feira e termina no Sábado de Aleluia. Tanto é que, depois que começa a missa de Quinta-feira Santa, nós só vamos ter a benção da missa, no sábado de Aleluia.

O Frei Vittório, no seu livro, aventura humana de Deus, disse: “na paixão, morte e ressurreição de Jesus, é como se Deus fizesse uma cirurgia minuciosa entre o céu e a terra, uma cirurgia de amor, somos abertos na quinta-feira santa a esse mistério de amor.” Quando Cristo se ajoelha e lava os pés, Ele se coloca a serviço do outro e institui a eucaristia e o sacerdócio, como sinal do serviço e o alimento do amor de Deus.

Na Sexta-feira Santa nós vivemos esse grande mistério de amor que, por meio da cruz, Jesus é levantado para curar as nossas feridas, para perdoar os nossos pecados, sanando o pecado da humanidade. E, nesse momento, nós lembramos quando Moisés ergueu a serpente de bronze para que o povo fosse curado dos venenos dos quais sofriam. A cruz é levantada para curar as nossas feridas e sanar os nossos pecados. Somos convidados a mergulhar no amor, morrendo com Cristo, por isso nós sentimos tanto a celebração da sexta feira santa, que não é missa, é uma celebração. E nós vivenciamos de tal modo porque com Cristo, morremos para o pecado, para as nossas vontades e para aquilo que nos faz mal.

No Sábado Santo já proclamamos “eis a luz de Cristo”. A nossa fé não termina na morte de Jesus, mas ela vai até a ressurreição. A vida não tem fim porque o fim da vida é viver ressuscitado com Cristo.

Na celebração do Sábado Santo nós proclamamos a Páscoa, de voltar a vida, de ressuscitar e viver livres nas mãos do Senhor.

No Domingo de Páscoa nós nos alegramos por viver a ressurreição de Cristo.

Portanto, o verdadeiro sentido da Semana Santa é ser mergulhado no amor de Cristo que nos faz morrer para o pecado e ressuscitar para uma vida nova. Cremos que, se morrermos com Cristo, ressuscitaremos com Ele.

Um boa Semana Santa a todos!

 

Padre José Francisco da Silva (Chicão)

Paróco da Paróquia São Paulo Apóstolo