Onde está a vida?

Viver é optar. A vida exige escolhas. Uma dessas escolhas é a fé. Um dom que não pode faltar em nenhuma circunstância da vida.Em noite cultural, participei do lançamento de um livro na qual o autor nos ensina um método de pensar, de viver e agir, a partir de uma experiência que é capaz de saciar o desejo do coração humano à felicidade. Para ele, a fé é o vértice do conhecimento humano, o vértice do conhecimento da razão.

De fato, a fé alarga horizontes. Porque traz em si mesma um dinamismo que envolve a pessoa na sua totalidade e integridade. Tem a ver, portanto, com a felicidade. A fé toca o mais profundo do ser humano, quando vivida com humildade e simplicidade.

Todo ser humano quer ser feliz. Nossa satisfação e felicidade dependem de boas escolhas. E para isso precisamos prestar atenção aos movimentos da vida dentro e fora de nós. Como escreveu um famoso romancista francês, George Bernanos: “O segredo da felicidade é encontrar a própria alegria na alegria do outro.”

Crer é confiar. Bento XVI afirma que a fé há de ser perpassada pela esperança. “A fé – diz o papa – confere à vida uma nova base, um novo fundamento, sobre o qual o homem se pode apoiar, e conseqüentemente, o fundamento habitual, ou seja, a confiança na riqueza material, relativiza-se. Cria-se uma nova liberdade…” (cf. Spe Salvi,8)

Crer é perseverar. Mesmo nos momentos difíceis e, sobretudo, nos momentos de amargura e angústia, a fé surge como esperança de um tempo novo. A fé abre caminhos. Diz Adélia Prado: “Tudo que sinto esbarra em Deus.”

Crer é apostar na vida. É uma experiência pessoal mas com incidência no social. Configura uma nova postura diante da vida, na convivência humana, com suas belezas e contradições. Possibilita a generosidade da partilha e da solidariedade, aguçando o desejo e a sede de justiça.

Em questões de vida e fé, somos todos peregrinos e aprendizes. Há um longo caminho a ser percorrido. Somente percorrendo essa estrada é que encontraremos o sentido da vida, a verdadeira felicidade, alicerçada numa forte experiência de Deus.

Dom Joviano de Lima Júnior,sss
Arcebispo de Ribeirão Preto