Pentecostes

Pentecostes: configurados a Cristo pelo Espírito Santo para viver e anunciar o evangelho

 

Tendo Eles assim orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e continuaram a anunciar o evangelho. (Atos 4, 31)

Iremos celebrar a Solenidade de Pentecostes que é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa.

Eu acredito que a ação do Espírito Santo é importante em três fatores:

1. Configurar com a ressurreição, com o ressuscitado. A ressurreição é para nós um novo nascimento, um novo sopro de vida. Se voltarmos a criação, veremos que o Senhor criou o homem e a mulher e soprou, em suas narinas, o sopro da vida. Vimos no relato de Pentecostes (Atos 2,1-6), que soprou um vento forte sobre a sala em que os apóstolos estavam e receberam o Espírito Santo, como línguas de fogo, e esse sopro os configurou com o ressuscitado. Depois disso, os apóstolos mudaram suas atitudes porque antes fechavam as portas por medo dos judeus, mas depois Jesus entrou no meio deles e disse: “A paz esteja convosco, recebei o Espírito Santo que é o novo sopro de vida, que é o vento da vida nova”. Por isso é chamado de Ruah, o vento que sopra sobre nós e nos configura com a vida nova em Cristo. Depois disso os apóstolos saíram para evangelizar sem medo porque estavam cheio do Espírito Santo. Quem vive cheio do Espírito Santo não vive com medo porque sabe que está configurado com Aquele que é maior que tudo. Com Ele, por Ele e para Ele é que nós vivemos, nos vemos e somos.

2. Um impulso para evangelizar. Os apóstolos receberam o Espírito Santo e saíram para evangelizar. Quem é cheio do Espírito Santo não fica parado porque é como se recebesse asas para voar alto. Na minha experiência com o Espírito Santo, eu repousei diante de Jesus Eucarístico e logo que me despertei, eu já queria sair e ir evangelizar outras pessoas porque o Espírito Santo nos impulsiona a seguir em frente e não queremos ficar parados.

3. Jesus não nos deixa sozinho. Após Pentecostes, os apóstolos entenderam que eles não estavam sozinhos e, em tudo, consultavam e rezavam ao Espírito Santo. E, no momento em que queriam colocar fardos pesados sobre os ombros daqueles que estavam assumindo o cristianismo, os apóstolos decidiram não colocar fardos pesados sobre os ombros dos outros, porque o Espírito Santo caminha junto. Na palavra diz que Paráclito significa: defensor, consolador, intercessor, aquele que caminha junto. O Espírito Santo é o defensor que caminha junto em todos os momentos da nossa vida. Viver Pentecostes é abrir o nosso coração para que o Espírito Santo caminhe junto no nosso dia a dia. Todos nós vivemos altos e baixos, dias maravilhosos e outros difíceis, mas que bom se lembrarmos que por meio da vinda do Espírito Santo, somos configurados a Cristo, ao coração de Jesus e somos impulsionados para viver e anunciar o evangelho.

Pentecostes também nos faz lembrar de Nossa Senhora, ela que acreditou e que estava lá com os apóstolos no Cenáculo. Ela, que foi cheia do Espírito Santo, que representa a nossa humanidade e vai junto aos apóstolos anunciar o evangelho. Ela caminha conosco e intercede por nós para evangelizarmos. Como Maria, que você possa acolher o Espírito Santo na sua vida.

Tem uma oração popular que diz: Bom dia Espírito Santo, o que vamos juntos fazer hoje? É uma forma de iniciar o dia com aquele que caminha junto, que é o sopro da vida, que nos configura e nos faz viver e anunciar o evangelho.

Que Deus o abençoe e que possamos vivenciar essa Solenidade tão importante e rica em significado para a Igreja.

Padre Francisco José da Silva (Chicão)

Catedral de São Dimas – São José dos Campos