Reconcilia-te com Deus

Salmo 32 (31)
Leitura: Jó 22, 21-30

Como vai seu relacionamento com Deus? Você está precisando chegar mais perto de Deus? Vemos nesse texto bíblico que aqueles que estão vivendo distantes de Deus perdem as bênçãos de Deus! Elifaz, amigo de Jó, recomendou que ele fizesse as pazes com Deus, isto é, reconciliasse-se com Deus, a fim de ser aliviado o seu sofrimento e de que fosse abençoado.

1 – Reconciliar-se com Deus nos traz paz – “Jó, faça as pazes com Deus, deixe de tratá-lo como inimigo, e assim ele dará a você tudo o que há de bom.” (versículo 21)
Jó estava vivendo um tempo muito difícil, era uma verdadeira batalha. O inimigo (satanás) (Jó 1,6-18;2,1-8) tinha se levantando contra a sua família, contra todos os seus bens, e ele estava numa miséria total. Até a sua saúde estava abalada. Nada dava certo para ele. E o entendimento do seu amigo Elifaz era de que ele precisava fazer as pazes com Deus e assim, veria a paz sobre a sua vida.
Sabemos que quando o homem está vivendo longe de Deus, ele não tem verdadeira felicidade e paz, e tudo na sua vida começa a desandar, a travar, a se complicar. E só mesmo o “Shalom”, a paz de Deus, pode nos trazer a verdadeira felicidade. E é por intermédio de Jesus que somos reconciliados com Deus (Romanos 5,10-11) Você está precisando da paz de Deus? Será que você não está precisando se reconciliar com Deus?

2- Reconciliar-se com Deus nos traz restituição – “Se você voltar para o Todo-Poderoso e se humilhar, se você acabar com a maldade que há na sua casa,… então o Todo-Poderoso será o seu ouro puro, será a sua prata mais preciosa.” (versículos 23 e 25)
Elifaz aconselhou Jó a fazer as pazes com Deus e assim ele seria restituído em todas as coisas que o maligno havia roubado: família, bens e saúde. Se você sofreu prejuízos em sua vida familiar, financeira, profissional e em sua saúde, saiba que é possível conseguir restituição total na sua vida. Deus restituiu na vida de Jó tudo o que Satanás havia roubado (Jó 42,10). Você precisa de alguma restituição na sua vida? Então decida, agora, reconciliar-se com Deus através de Jesus Cristo.

3- Reconciliar-se com Deus nos traz a salvação –“Deus rebaixa os orgulhosos, mas salva os humildes. Ele o salvará se você for inocente, se for correto em tudo o que fizer.” (versículos 29 e 30)
Elifaz, amigo de Jó, queria o seu bem e entendeu que ele precisava se reconciliar com Deus para que fosse salvo. Ele sabia que não existia nenhuma outra forma de Jó ser salvo a não ser por intermédio de Deus. E por isso, ele recomendou que Jó se reconciliasse logo com Deus e recebesse a salvação. Reconciliar-se com Deus é sem dúvida alguma a decisão mais importante da nossa vida, pois definirá a nossa eternidade com ou sem Deus. Você já tomou a decisão de reconciliar-se com Deus através de uma boa confissão? Ainda que você não esteja brigado com Deus, mas nossos pecados nos colocam em guerra contra Deus, por isso, é preciso pedir perdão e voltar à amizade com Deus.

Conclusão: Jó foi um exemplo de paciência, perseverança e fé. Ele jamais O abandonou, foi sempre fiel a Deus, mesmo em meio às lutas, dificuldades, enfermidades e ataques malignos. Jó permaneceu fiel e por isso, Deus lhe deu paz, restituição total e salvação. O mesmo acontecerá com você se somente reconciliar-se com Deus e viver sendo fiel a Ele.

PERGUNTAS
1) Você tem um sofrimento em sua vida igual a Jó?
2) O que você acha de fazer uma boa confissão (se não for possível, uma oração pedindo perdão a Deus)? Você precisa reconciliar-se com Deus?

 

Padre Luis Fernando Soares
Paróquia Espírito Santo