A depressão é uma doença multifatorial que pode ter componente ambiental e/ou genético
Imagem: Google.com
Dados da OMS dizem que 40% das pessoas tem predisposição genética para desenvolver depressão e que 60% desenvolve por desequilíbrio das monoaminas (serotonina, dopamina e noradrenalina), ou seja, a maioria da população tem a depressão causada por fatores ambientais.
A hipótese monoaminérgica da depressão (que o desequilíbrio delas causa depressão), surgiu em 1965. Quando pacientes que recebiam um medicamento chamado reserpina para tratar hipertensão, começaram apresentar sintomas depressivos. Perceberam então que a reserpina depletava as monoaminas no cérebro, certificou-se então que ela era capaz de induzir depressão.
Hoje, já está comprovado cientificamente que componentes ambientais podem causar desequilíbrio dessas substâncias, dentre os fatores ambientais estão: deficiência nutricional, estresse oxidativo (causado por má alimentação), doenças inflamatórias, trauma, estresse, desastres, catástrofes, sedentarismo dentre outros. Lembrando que tudo isso pode ser gatilho, mas não necessariamente vão causar a depressão em você.
Fato é que tudo isso pode ser combatido com uma boa alimentação, atividade física regular e obviamente reprogramar o pensamento pela palavra de Deus.
Alimentação e atividade física serão muito eficazes na bioquímica do cérebro, e a palavra de Deus, essa terá efeito direto nos sintomas depressivos. A palavra de Deus tem poder suficiente para combater a tristeza, desânimo, vontade de desistir de tudo e até o desejo de suicídio. Porém, ela não pode ser lida como um livro qualquer, ela precisa ser a verdade absoluta sobre você e sua vida! Muitas vezes, nós enxergamos a palavra de Deus tão linda na vida do outro, mas não acolhemos essa verdade nos nossos pensamentos. Sabe porque? Porque muitas mentiras estão ocupando o lugar da verdade no nosso cérebro, e nós precisamos reverter essa história.
Para isso, é necessário fazer a reprogramação do pensamento pela palavra de Deus, e eu criei uma ferramenta que faz esse processo. Me procure e vamos juntos viver essa experiência!
Bruna Leôncio Barbosa
Farmacêutica-Bioquímica
Mestra em Fisiologia Humana
Instagram: @brunaleofarma
Facebook: Bruna Leoncio Barbosa