Como ser uma mulher virtuosa nos dias de hoje?

E para você, é possível ser uma mulher virtuosa nos dias de hoje?

Imaculado coração de Maria, fonte inesgotável das virtudes femininas

 O sábado, para a Igreja, é um dia dedicado e consagrado a Virgem Maria. Muitos movimentos marianos, apoiados nesta tão singela e devota tradição da igreja, consagram e vivem o sábado aproximando-se dos sacramentos e do cumprimento de diversas formas e gestos dos exercícios da piedade, tais como o Rosário, o Ofício da Imaculada Conceição, a comunhão reparadora, enfim, as tantas formas de homenagear Nossa Senhora. Entretanto, foi com o Papa Pio X que a devoção à Nossa Senhora, aos sábados, foi aprovada e incentivada, para toda a Igreja.

Em Fátima, na Cova da Iria, em 13 de junho, na segunda aparição aos pastorzinhos, foi revelada a primeira grande manifestação do Imaculado Coração de Maria. Na palma da mão direita da Virgem Maria, estava um Coração cercado de espinhos que pareciam estar nele enterrados. Era o Imaculado Coração de Maria ultrajado pelos pecados da humanidade, querendo reparação!

Vivendo com intensidade as datas marianas, queremos continuar nossa peregrinação, sendo transformados pela Palavra de Deus e pela força do Espírito Santo, à semelhança da “serva do Senhor”, de modo que sejamos verdadeiros servidores de Deus. Em particular para as mulheres que unem os seus corações de mãe e esposa ao Imaculado coração de Maria.

Ao lermos a passagem da mulher virtuosa, por vezes achamos ser impossível atingir tal padrão. A mulher do século XXI é sinônimo de pluralidade quando se trata de desempenhar papéis e funções, portanto em alguns aspectos somos semelhantes a mulher descrita. Contudo o grande desafio da mulher cristã do século XXI, não reside no fato de ser “perfeitinha” ou “conquistar seu lugar ao sol”, mas sim em manter a integridade e conduta condizentes com o papel designado a nós por Deus. Diante deste quadro, o grande desafio da mulher cristã moderna é resgatar a sua feminilidade sem perder sua personalidade e seus valores. Quer seja no ambiente familiar, social ou eclesiástico, a mulher cristã moderna precisa exercer plenamente suas atribuições nas condições de mãe, esposa, membro da comunidade e da igreja. O cotidiano exige da mulher cada vez mais força e sabedoria para atuar na sociedade, no mercado de trabalho e, principalmente, para manter o equilíbrio em todas as áreas da sua vida. E é no coração Imaculado de Maria que encontramos forças e ensinamentos para manter tal equilíbrio. Pois esta devoção é para nós fonte de inesgotáveis graças. Somo chamadas a ir além, não somente participando deste tempo de forma piedosa, como também a vivenciar essa devoção de forma concreta, ao ritmo da vida.

Em cada um dos cinco primeiros sábados somos chamadas a entregar a ela os nossos desafios, lutas e sofrimentos em desagravo as blasfémias ao seu Imaculado Coração. Diante das cinco blasfêmias, ofereçamos cinco atitudes virtuosas.  Nas blasfêmias contra a Imaculada Conceição, podemos oferecer a concepção de nossos filhos, nossas dores e dificuldades do período gestacional, até mesmo, nossa infertilidade. Não obstante, podemos oferecer a castidade vivida, independente do estado em que estivermos, somos, em muitos momentos, chamados à castidade e podemos oferecê-la às ofensas contra a sua virgindade. Já para as ofensas contra a Maternidade Divina, recusando, ao mesmo tempo, recebê-la como Mãe dos homens; podemos ofertar nossa própria maternidade, os vários momentos em que não somos valorizadas como mães e as dores de ver um filho distante do caminho de Deus.  Da mesma forma que, ao difundirmos a fé católica nos corações de nossos filhos, levando-os a conhecer e amar Maria, nos posicionamos contra aos que procuram publicamente infundir, nos corações das crianças, a indiferença, o desprezo, e até o ódio para com esta Imaculada Mãe. Por fim, buscando agir como Maria, guardando tudo em nosso coração, com docilidade e ternura, seremos a sua imagem aqui na terra, contrariando os que a ultrajam diretamente nas suas sagradas imagens.

Peçamos a Virgem Maria, com insistência e perseverança, as boas disposições de nossa alma para bem praticar a devoção dos cinco primeiros sábados. Imaculado coração de Maria! Sede a nossa salvação!

Iva Rocha – Voluntaria e Candidata a Comunidade Canção Nova, SJC