Como ter um coração semelhante ao de Jesus?

Sagrado Coração de Jesus, mais que uma devoção, um caminho de santidade.

Junho transborda amor. Neste mês, a Igreja celebra a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, coração esse, que nos mostra o infinito amor de Deus por nós. Essa solenidade do Tempo Comum é comemorada na segunda sexta-feira, após Corpus Christi. Devemos lembrar que essas sextas-feiras devem ser de reparação pelos muitos pecados e sacrilégios com que Nosso Senhor é tratado na Santíssima Eucaristia, por parte dos maus cristãos e dos que não acreditam em Jesus Cristo. Essa devoção surgiu quando o próprio Senhor apareceu para Santa Margarida Maria Alacoque e fez essa queixa:

 “Eis este coração que tanto tem amado os homens. Não recebo da maior parte senão ingratidões, desprezos, ultrajes, sacrilégios e indiferenças. Eis que te peço que a primeira sexta-feira depois da oitava do Santíssimo Sacramento (Corpo de Deus) seja dedicada a uma festa especial para honrar o Meu coração, comungando, neste dia, e dando-lhe a devida reparação por meio de um ato de desagravo para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares. Prometo-te que o Meu Coração se dilatará para derramar com abundância as influências de Seu divino amor sobre os que tributem esta divina honra e que procurem que ela lhe seja prestada.”

Muitos homens ainda não compreendem como Cristo amou a Igreja (o povo de Deus), e por isso acha duplamente difícil amar a própria esposa de uma forma que não compreende. O amor bíblico é o amor ágape, é um amor incondicional, é uma atitude espontânea. A 2ª e 3ª promessa, feita a quem cultivar a devoção ao Sagrado coração de Jesus, oferece a graça sublime de vivenciar a harmonia conjugal: “Darei às almas dedicadas ao meu coração todas as graças necessárias ao seu estado” e “Estabelecerei e conservarei a paz em suas famílias.”

Não obstante, a maioria dos homens sente o peso de ser o provedor financeiro da família, de tentar ser um bom marido e pai, de resistir às tentações de um mundo que visa arrastá-lo para baixo. Como homens cristãos, não estamos isentos deste contexto. Precisamos nos voltar para a palavra de Deus e reforçar nossos princípios para que não sejamos tragados pelas filosofias deste mundo e percamos nossa identidade e compromisso com Deus. Para isso precisamos estar em constante oração e vigilância para vencer as tentações que o inimigo nos prepara, pedindo auxílio ao Sagrado Coração de Jesus, para que nossas almas tibiais se tornem fervorosas pela prática dessa devoção. 

A 6ª e 8ª promessa vem ao encontro desses desafios: “Lançarei bênçãos abundantes sobre os seus trabalhos e empreendimentos” e “As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas”

É o próprio Senhor nos chamando a ter um compromisso com Ele. Que sejamos dóceis e tenhamos ouvidos atentos a esse chamado, para poder alcançar uma vida de graça e santidade por meio dessa devoção, buscando em suas promessas a força necessária para sermos verdadeiros pastores do nosso rebanho, chamado família.

Marcio Antônio da Rocha – Amigo e candidado vocacional da Comunidade Canção Nova