Você tem coragem de professar a sua fé?

Primeiros Santos Mártires da Igreja de Roma

A Igreja celebra no dia 30 de junho os primeiros mártires de Roma, essa que foi a primeira perseguição aos Cristãos no governo do imperador Nero, depois de um incêndio na cidade de Roma no ano de 64 d.C., e ali muitos cristãos foram martirizados. Culparam os Cristãos pelo incêndio na cidade e com isso a perseguição foi feroz para com os que não negavam a sua fé.

Esse governo durou até o ano de 67 d.C e instaurou, o intitulado Circo de Nero, onde várias barbáries foram cometidas também com mulheres e crianças, as famosas arenas com animais ferozes e cristãos queimados vivos. Local esse do Circo que se ergue depois a Basílica de São Pedro, e justamente nesse terreno regado pelo sangue dos mártires. Contudo cresciam ainda mais o número de novos cristãos, e como dizia Tertuliano: “O sangue dos mártires é a semente dos cristãos.”

Temos os célebres São Pedro e São Paulo martirizados, cuja festividade acontece dia 29 de junho. Seguidamente, no dia 30, a Igreja deseja celebrar os Santos Protomártires de Roma, estes que não tem seus nomes na liturgia, mas foram muitos que deram a vida em nome de Cristo.

Podemos agora refletir: 

O que temos em comum entre os primeiros e os atuais mártires?

Ainda se morre pela fé, mas há um martírio que o Papa Bento XVI aborda, é o “martírio da ridicularização”, estamos vivendo um tempo não só de derramamento de sangue, mas de relativismo, onde essa ridicularização chega em todas as esferas. Podemos chamar também de exclusão, pois por muitas vezes somos excluídos de certas atividades pela nossa fé. Existem coisas, fatos e até mesmo atitudes, que não nos convém, isso acontece também dentro das famílias. Quem aqui ainda não conhece alguém pela qual a família é totalmente contra a pessoa ser padre, freira, vida consagrada ou missionária. Quem não conhece pessoas que seus pais e até a sociedade julgam que era melhor ter seguido uma carreira do que se dedicar a Igreja?

 Pois bem, e não é só isso, o buraco ainda é mais profundo, a perseguição anda acontecendo nas redes sociais também, onde tudo é permitido em nome do “O que importa é o que te faz feliz!”. Obviamente que não se limita às redes sociais, mas nas escolas, no trabalho, perseguição por chefe devido a fé professada. São tantos os exemplos, mas o que fica hoje é a certeza de que almejamos a vida eterna, com ou sem perseguições e na própria Palavra diz: “Bem – aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, mentindo, disserem todo mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque grande é a vossa recompensa nos céus; pois deste modo perseguiram os profetas que vos precederam.(MT 5, 11-12).

E que grande promessa que o Senhor nos traz para confortar nossos corações! Peçamos ao Espírito Santo que sejamos luz para esse mundo, e na autoridade de batizados, professemos a nossa fé com intrepidez e ousadia.

Jefferson Sanches – Missionário da Comunidade Canção Nova na Frente de Missão em São José dos Campos/SP