Alguns meios para rezar melhor

Rezar não é ficar parado, exige a nossa cooperação. Neste sentido, devemos procurar um “método de oração que muito nos ajude”. Quem sabe, sugiro alguns meios:

a. A Palavra de Deus. Ler e reler textos bíblicos que falem forte ao nosso coração até decorá-los, para que se tornem nosso alimento e dele possamos nos saciar à vontade;

b. A natureza. Precisamos nos dar tempo para parar e contemplar as flores que nascem sozinhas à beira da estrada, ou escutar a voz de um riacho que canta o seu louvor ao Senhor, ou uma estrela no céu… Aprendermos a ser contemplativos…

c. Os acontecimentos da história. Quando você não tem motivação para rezar ou não sabe para quem rezar, ligue a TV, leia o jornal, escute o rádio e logo vai perceber tantos motivos para rezar. Não devemos complicar a vida, mas simplificá-la. Não se importe em como os outros rezam, encontre a sua maneira para rezar. A leitura da “História de uma Alma”, de Santa Teresinha, sem dúvida pode ajudar muito a descobrir “o seu jeito de rezar”.

d. A Eucaristia. Aprenda a amar mais e mais o mistério da Eucaristia. Sempre participe da missa, se estiver preparado comungue, e depois da comunhão fale face a face com o Cristo recebido.

e. O terço. o Papa João Paulo II sempre apresentou como meio de oração contemplativa, que todos podem alcançar. Todos temos capacidade de rezar o terço, é a oração dos que amam.

f. Rezar com as imagens. Quando as coisas não andam como quero, costumo segurar o crucifixo e olhar para Jesus crucificado, então meu coração mergulha no silêncio e decifra “as cruzes da vida”. Quando estou alegre, gosto de contemplar imagens bonitas, ícones de nossa Senhora e dos Santos…

g. Rezar com os gestos. Se você sente a necessidade de se ajoelhar, se ajoelhe; se percebe que o desejo é de esconder o seu rosto entre as mãos, faça-o. Todo gesto revela o que se passa dentro de nós. Cante, reze, silencie…

h. A oração acontece, sem dúvida, dentro do nosso coração. É no quarto interior, no castelo, na adega, como dizem os místicos, que acontece o encontro de amor entre nós e Deus. Por isso, a oração exige uma grande interiorização. Interiorização quer dizer assimilar a Palavra, comê-la para que ela se transforme em vida e seja nossa força para todos os momentos da nossa caminhada. Interiorizar é assimilar e guardar a Palavra para que, em momentos difíceis, ela possa ser lembrada e se torne novamente força para nós.

Partir com Deus para a vida
Depois de ter conversado com Deus, de ter lido a sua Palavra, ter refletido, meditado, assimilado, interiorizado, não nos resta outra coisa senão retomar as atividades de cada dia, com coração novo, olhos diferentes, capazes, e com uma vontade grande de transformar o mundo em que vivemos. De não nos deixar contaminar pelo mundo, de não permitir que o mal nos prenda e nos torne seus escravos.

O orante não é diferente dos outros… veste-se como os outros, come o que os outros comem, vai a todos os lugares e trabalha como os outros, mas suas atitudes são atitudes novas, de alguém que assimilou e decidiu ser de Cristo. Luta contra os pecados da carne.

Rezar é viver com os olhos fixos em Deus. Aquele que reza, ou muda de vida ou deixa de rezar. Não podemos rezar e continuar numa vida na qual não haja a presença de Jesus. A oração nos transforma, nos faz criaturas novas. Cada um de nós sabe que a oração nos obriga a mudar.

 
Frei Patrício Sciadini, ocd
Diretor das Edições Carmelitanas