O matrimônio diante do Santíssimo Sacramento

Tudo na nossa vida espiritual começa no altar do Senhor. Assim é o nosso matrimônio, ele começa no consentimento maduro feito na presença do ministro sagrado, diante do altar. Cristo é ao mesmo tempo altar e cordeiro imolado pelos pecados da humanidade. Quando nos casamos também recebemos esta redenção de Cristo, pois o sacramento do matrimônio nos incorpora ao mistério pascal de Cristo, sua vida, paixão, morte e ressurreição. É o momento mais sublime do amor de duas pessoas, que unidas a Cristo se revestem de toda a sua Vida, principalmente a sua fidelidade ao projeto de amor do Pai. O casamento é também um projeto de amor, onde os casais sonham uma vida cheia de significado na comunidade familiar. O projeto precisa ser de amor e não de construção material, pois a construção de bens materiais pode não subsistir se a base do relacionamento,  que é o amor, não for projetada e construida durante a vida.

Muitos casamentos se esfacelaram pois perderam a dimensão do altar e da presença de Cristo entre os cônjuges. É preciso voltar-se sempre ao altar para receber, entrar em comunhão, mas também para adorar o Senhor. A adoração ao Santíssimo Sacramento coloca o casal de volta à presença do Cristo a quem se consagraram no altar. É uma necessidade de cada alma criada por Deus, estar diante Dele, refletir sobre a sua existência para tornar-se mais humano e humanizar os ambientes nos quais realiza o seu viver.

Penso que cada casal deveria tirar um tempinho pelo menos uma vez por semana para estar na presença de Jesus Eucarístico. Com certeza em muitos de seus conflitos e dificuldades (normais na vida conjugal) teriam forças para a superação, a tranquilidade para permanecer no amor e a capacidade de perdoar os erros uns dos outros. Isto somente conseguimos pela força que emana do coração de Jesus.

Aqui na Canção Nova a quinta feira é nosso dia, por excelência, de adoração. Convido você a  buscar esta prática tão importante na nossa vida conjugal. Coloque o seu casamento de volta ao altar do Senhor e receba muitas graças para sua família. Deus os abençoe.

Diácono Paulo Lourenço
Comunidade Canção Nova Aliança