Uma breve reflexão sobre como tornar-se sábio
Certo dia, um homem justo foi visitar o sábio. Foi muito bem acolhido com um grande sorriso, um banquinho para sentar e um copo com água fresca. Fitando – lhe o olhar deu um sorriso jamais visto por aquele justo, que disfarçando iniciou o diálogo perguntando:
– De onde vem tanta sabedoria e benevolência? Como em um mundo de hoje pode haver um ser tão diferente?
O sábio respondeu com mais um sorriso e disse:
Nem sempre foi assim, mas ao longo da minha vida fui percebendo que as pessoas se tratam muito mal umas às outras, com falta de educação e muita malícia, então pensei , – como deveria ser um homem bom e sábio para ajudar o mundo ser um pouco melhor? Descobri dois caminhos diferentes:
1) Posso ser ser igual a eles;
2) Posso ser diferente deles.
– Poderia ser diferente sendo igual a eles? Creio que não! – Respondeu o sábio, e continuou – não se muda fazendo as mesmas coisas, e que não devemos acreditar no que as pessoas falam e sim no que elas fazem.
Então decidi ser diferente, e ser diferente é simplesmente “diferente”, não mais do que os outros, porém alguém com capacidade de responder às situações de uma maneira diferente. Torna-se um homem sábio ou uma mulher sábia, aquele que no silêncio do seu coração revela suas atitudes e atos diferentes, semeia mais o silêncio, busca a sabedoria nas poucas palavras que fala, procura em Deus a força necessária para vencer e o mais importante, não deixa que a ira e a vingança pousem em seu coração e pensamentos.
Receber o dom da sabedoria é olhar às pessoas e seus atos com os olhos e sorriso desconcertante que só Jesus nos oferece. Aliás, eis o meu grande professor: Jesus. Com Ele aprendi que a sabedoria está escondida, e encontraremos o seu caminho seguindo os passos dEle. Fazer o que Ele fazia, viver como vivia, buscar incessantemente se assemelhar a Ele. Aí está o caminho para se encontrar a sabedoria.
E assim, o justo saiu dali com o propósito de ser melhor para os que o cercam por meio da sabedoria.
” Que nossas atitudes e palavras não sejam de ferir e sim de acolher aqueles que nos procuram. O mal cresce, quando os bons se calam.”
Amém! Aleluia
Jacinto Lúcio da Silva
Missionário da Comunidade Canção Nova