A oração ao ritmo da vida muda tudo. Quem reza muda tudo!

A oração ao ritmo da vida muda tudo. Quem reza muda tudo!

 
A oração é um meio eficaz de nos sentirmos mais próximos de Deus. Porém, para muitos, estar em oração é parar com suas atividades e dedicar um tempo somente a isso. A grande dificuldade que a maioria das pessoas enfrenta é a rotina diária que as impede, muitas vezes, de parar para rezar. Na Canção Nova, o Monsenhor Jonas Abib sempre nos ensinou a rezar ao ritmo da vida. Uma experiência que muda tudo! Ela não substitui nossos momentos de oração no Estudo da Palavra, na Santa Missa, na adoração diária, na oração do Santo Terço, mas ela nos ensina que se pode rezar enquanto se realiza outra atividade. É a oração que se torna parte do dia.
O maior exemplo de oração ao ritmo da vida está em Jesus. Ele orava sem cessar. Fazia da oração o centro da sua vida. Procurava momentos de intimidade com o Pai, estava sempre em oração. Um grande santo que soube viver bem o exemplo de Jesus foi São João Bosco. Ele soube aplicar na vida os ensinamentos do Mestre. Durante o processo de canonização de São João Bosco, vendo as suas muitas obras, o responsável por fazer as perguntas e checar se aquele que era candidato a santo era, de fato, digno de receber o título, questionava qual era o momento em que Dom Bosco se dedicava à oração. Assim, o postulador da causa do padre fundador dos salesianos foi firme na resposta: “Vamos inverter a pergunta: ‘Quando era que Dom Bosco não rezava?’”. Ele estava em oração o tempo todo! Em todos os muitos afazeres do dia a dia, rezava o Terço, o Pai-Nosso e suas orações devocionais. Era um homem de profunda oração, um homem que rezava ao ritmo da vida e isso mudava tudo na sua caminhada com Deus.
Outro grande homem, também dos nossos dias, vive essa experiência de oração ao ritmo da vida. Tive a oportunidade de trabalhar alguns anos ao lado de Monsenhor Jonas Abib. Não me recordo de vê-lo perdendo tempo em qualquer que fosse a atividade que estivesse realizando. Se entrava no carro para irmos a algum lugar, imediatamente iniciávamos a oração do Santo Rosário. Quando acordava pela manhã, seu primeiro diálogo era com Jesus na capela. Se estava em atividades físicas, estava sempre rezando. Enfim, ele reza ao ritmo da vida! E nós? Como estamos nos relacionando com Deus no ritmo da nossa vida? Rezar ao ritmo da vida exige oração espontânea, simples, direta, oração com poucas palavras, mas cheia de sinceridade e temor a Deus. Rezar ao ritmo da vida coloca-nos em intimidade com o Pai. Devemos nos empenhar na busca da oração que não cessa. Orar ao ritmo da vida é colocar Deus em tudo. No decorrer do dia, nos deparamos com situações que exigem de nós as mais diversas posturas e só poderemos encontrar um bom caminho se estivermos em sintonia com Deus.
Inspirados pelos exemplos de Jesus, de Dom Bosco e do Monsenhor Jonas Abib devemos buscar o diálogo contínuo com Deus. Veja, diálogo contínuo, que não cessa. Seja onde for, seja o que estivermos fazendo, busquemos estar em sintonia com Deus, isto é oração ao ritmo da vida. Se estamos no trabalho, lavando louça, tomando banho, cuidando do filho, no trânsito, em qualquer que seja o transporte, em uma fila aguardando atendimento, em qualquer atividade, elevemos nosso pensamento a Deus e rezemos pedindo luzes sobre o que precisamos fazer e proteção das armadilhas do Demônio.
Trecho livro “Tudo pode ser mudado pela força da oração” escrito por Fabio Vieira Missionário da comunidade Canção Nova. 
Adquira o livro nestes canais: Canção Nova – Missão Sede Santos