A oração tem poder de cura.
A oração tem poder de cura Sempre que posso, consulto-me com médicos. Mas, na maioria das vezes, estou tão ocupado que mal tenho tempo de ir até eles. Deus trabalha tanto com os médicos, como com aqueles que oram pela cura. Eu não sou médico, mas oro para que as pessoas sejam curadas.
Certa vez, em um encontro na Índia, durante um retiro para os padres Capuchinhos, o padre provincial veio até mim para receber uma oração. Ele não era muito velho, mas já estava na época de se aposentar. Ele contou os seus problemas e, então, eu coloquei minha mão sobre a sua cabeça para orar. Depois dessa oração, eu percebi que ele estava olhando para o chão. Eu perguntei: “o que o senhor estava procurando?” Ele disse: “alguma coisa caiu”. Eu perguntei: “o que caiu?” Ele disse: “eu não sei, mas agora eu posso ver”. As escamas dos seus olhos tinham caído! Com uma curta oração, ele recuperou totalmente a sua visão. Ele levantou com seus olhos perfeitamente restaurados! Ele fez uma confissão tão linda, ele estava tão cheio do amor de Deus, que as promessas se realizaram. Eu não sabia pelo que rezar, mas Deus sabia o que ele queria! Jesus veio para abrir os olhos dos cegos e isso está acontecendo constantemente! O Senhor pode curar mesmo sem médicos, sem doutores e eu posso dar centenas de exemplos para vocês! Novamente, eu estava em outro retiro na Índia, durante a Semana Santa. Na Sexta-feira Santa, que é um bom dia para rezar por cura e libertação, eu estava rezando pelas pessoas, quando um homem se aproximou com sua esposa. Ela disse que ele estava surdo, surdo como uma pedra. Eu disse para mim mesmo: “quem sou eu para curar uma pessoa surda como pedra?” Então, lembrei-me do que Deus disse através de Isaías ao Rei Ezequias: “Eu ouvi a sua oração”.E fiz aquilo que a Bíblia nos pede para fazer: coloquei minhas mãos sobre ele e rezei suavemente, em voz baixa. Uma oração que não durou mais que um minuto. Quando terminei, disse a sua esposa:“veja se ele consegue ouvir”. E algo engraçado aconteceu. Ela chegou bem Eu lhes trago melhora e cura pertinho dele e gritou: “Você está me ouvindo?” Assustado, ele respondeu: “Não grita no meu ouvido!” Estava curado. Ouvia perfeitamente. E já não precisava que gritassem com ele.
Deus também tem senso de humor! Eu nunca mais esqueci que naquela Sexta-feira Santa aprouve a Deus curar um homem surdo como pedra! Eu também me lembro de outras pessoas por quem eu rezei. Lembro-me de modo especial da oração que fiz por minha mãe. Ela sempre reclamava de ser surda de um ouvido, não completamente surda, mas um pouco surda.Então, eu rezei pelo seu ouvido direito — era o que não funcionava bem. Após a oração, ela foi ao melhor especialista. Fez todos os exames. A médica concluiu: “verdadeiramente, você está com problemas em seu ouvido esquerdo”. Ela insistiu: “é o direito que precisa ser examinado, não o esquerdo!” E, uma vez que a médica afirmava que o ouvido direito estava perfeito, minha mãe acrescentou: “Meu filho Rufus rezou pelo meu ouvido surdo, e ele ficou curado. O que o médico não consegue fazer, Jesus faz! Você está querendo curar o ouvido errado. Porém, Jesus já curou o ouvido certo quando meu filho Rufus rezou por meu ouvido direito!”
Como já afirmei: Deus também tem senso de humor! Pe. Rufus Entenda bem! Se você tem um problema de saúde pequeno, o médico vai te dar um medicamento ou uma pomada simples. Se o problema for maior, talvez você precise de uma injeção. No entanto, se seu problema for ainda pior, talvez você precise de uma cirurgia. Em nossa vida espiritual, também é assim: se você tem um problema pequeno, uma oração é suficiente. Se tiver um problema maior, talvez você precise de algum tempo de aconselhamento, além da oração. Mas, se você tiver um problema bem maior, você precisa fazer um retiro de cura interior, pois é preciso mais tempo a fim de receber cuidados mais intensos! Em certos casos, os médicos hospitalizam a pessoa porque eles precisam de tempo para estudar o caso, preparar o paciente para a cirurgia e prosseguir com os cuidados posteriores. Da mesma forma, precisamos de um retiro espiritual porque temos problemas que precisam de tempo para serem tratados. Nós precisamos desse tempo especialmente dedicado à oração e à escuta da Palavra de Deus! Pois é a palavra do Senhor que nos vai curando pouco a pouco. A Palavra de Deus tem o poder de curar as pessoas até mesmo antes que se faça uma oração em favor delas. Contudo, não basta ouvir a Palavra. É preciso responder Eu lhes trago melhora e cura 24 ao que Deus nos fala por meio dela e aplicá-la em nossa vida! Fazer aquilo que Maria fez: acolher a Palavra de Deus, meditá-la no silêncio do coração, para em seguida obedecer ao que ela nos orienta. Ser dócil à Palavra do Senhor e recorrer a Deus em oração é uma fonte inesgotável de cura. E, nessa dinâmica, o Espírito Santo nos conduz a rezar frequentemente pelos outros. Quando nos damos conta, estamos rezando mais pelas outras pessoas do que por nós mesmos. Mas O Senhor dispôs a sua graça de tal modo que, quando rezamos pelos outros, também nós somos curados. Esse é o poder da intercessão!
Trecho do livro “Eu vos trago melhora e cura.”