Porque a oração é importante?

A necessidade da oração.

“O Senhor falava com Moisés face a face, como alguém que fala com seu  amigo”. (Êxodo 33,11)Estamos vivenciando um tempo maravilhoso de encontro com Deus, o tempo da Quaresma! Somos convidados a nos aproximar de Deus e o meio privilegiado é a oração. Mas o que é a oração? Existem várias maneiras de nos aproximarmos de Deus, inúmeras escolas de oração fundadas por homens e mulheres de santidade, belos itinerários e ricos manuais de oração. Mas permita-me, de maneira muito
simples, descrever um pouco o que entendo por oração, e te mostrar porque você tem necessidade dela.

Orar é relacionar-se. É um trato de amizade, um diálogo amistoso com quem nos conhece e com quem temos a liberdade de sermos nós mesmos, sem máscaras, sem engano e sem medo. Assim, o autor do Êxodo exemplifica a relação de Moisés com o Senhor Deus: “O Senhor falava com Moisés face a face, como alguém que fala com seu amigo” (Êxodo 33,11). Quando pensamos no ser humano, e como definimos o que ele é, notamos primeiramente que ele, diferente das outras criaturas pensadas e criadas por Deus, se destaca de todas.

Ensina-nos o livro do Gênesis, capítulo 2,20: “O homem deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens, mas não encontrou uma auxiliar que lhe correspondesse”. O homem criado por Deus não encontrou nada com que ele pudesse manter uma relação, que lhe respondesse o olhar, a fala, a atenção, nada havia no jardim do Éden que fosse análogo a atenção e afeto. Por isso, o Senhor Deus resolveu dar-lhe uma auxiliar que correspondesse às suas necessidades mais vitais: relacionar-se!

Desde então podemos diferenciar o ser humano de todas as outras criaturas como um “ser de relação”. É vital relacionar-se! Desde sempre ouvi nas aulas de filosofia que “nenhum homem é uma ilha”, e se ele se isola é porque possui algum transtorno que o obriga a tal. Portanto, não se relacionar é uma anomalia humana, algo está fora da ordem estabelecida. As relações humanas acontecem, além do relacionamento consigo mesmo, também em três modos: o relacionamento com o mundo, com os outros e com
Deus. Porém, a relação com Deus é vista como fundamento para as relações com os demais seres humanos e com a criação. Todo ser humano tem necessidade de Deus, de uma relação com quem seja maior que Ele, mais forte, mais sábio. O homem tem uma necessidade intrínseca de confiar em alguém fora de si mesmo. Toda necessidade de relacionamento consigo mesmo, com o mundo ou com outras
pessoas parte da necessidade de se relacionar com Deus; sendo assim, se não há uma relação firme e estável com Deus, seu modo de relacionar está defasado, está com falhas.

A oração é a chave para vencermos a distância entre nós e Deus causada pelo mundo e pelo pecado. Ela nos liga de novo, restabelece a comunhão perdida, o elo roubado, e nos coloca em relação com Aquele que nos ama: o Senhor Deus! Santo Inácio de Antioquia definiu a oração como “água viva que murmura dentro de nós e diz: vem para o Pai”. A oração é mais que um desejo humano de se relacionar com o seu Deus e criador, é uma necessidade. Assim como o corpo humano precisa de água para se hidratar e o bom funcionamento dos órgãos precisa de alimento para manter a energia e a força, a alma precisa da oração! É através dela que mantemos nosso contato íntimo com Deus, que aprendemos a lidar com as situações do dia a dia. Uma vez ligados a Deus, seremos capazes de nos religar conosco mesmos, com o
mundo e com as pessoas que estão à nossa volta. A oração é fonte eficaz de diálogo! Moisés é para nós um ícone bíblico de como a oração é importante e de como ela pode transformar a nossa vida e nos ajudar nas situações mais difíceis.

Seu relacionamento com Deus era como a de um amigo. Ele sabia que poderia  procurá-Lo quando precisasse e, assim, foi fazendo das necessidades momentos de prazer. Afinal de contas, amizade não nasce do dia para a noite, mas é resultado do tempo e da confiança recíproca. Eis o grande desafio, mas também a beleza da oração: tratar com Deus não como se fosse um desconhecido, um Ser distante, mas como um amigo! Deixar-se envolver pela relação de amizade a ponto de entender que nada que amigo faça ou deixe de fazer poderá mudar o afeto e a confiança! Deus é teu amigo e quer manter uma relação de proximidade contigo, basta você se abrir a essa relação e se aproximar cada vez mais… Fazer da oração uma prioridade, um encontro marcado todos os dias com Aquele que te ama e te chamaa estar mais perto. O convite de Deus para você nesse tempo é: “Vem para teu Pai, vem para perto de teu amigo!”

Deus abençoe você!
Seu irmão,

 

 

Padre Gevanildo Torres – Sacerdote e missionário da Comunidade Canção Nova. Atuação Missionária na Frente de Missão em São José dos Campos/SP.