Quarta feira de Cinzas, início de um caminho.

  “Levanta-te! (…) Ainda tens um caminho longo a percorrer” I Rs 19,7

Com a quarta-feira de cinzas, a Igreja Católica inicia seu caminho anual da Quaresma. Um tempo propício para se colocar em direção à Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tempo de penitência e conversão, de deixar para trás o que nos pesa e seguir com confiança para frente.

Na Sagrada Escritura temos muitas vezes a experiência com o número quarenta. A palavra “Quaresma” vem do termo Quadragésima que, em latim, significa “quarenta dias”. 

Leia também: Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2022.

Viver a Quaresma é colocar-se a caminho, é entrar na dinâmica da estrada, é sair do comodismo e colocar os pés no chão para caminhar. Os homens de Deus sempre foram colocados à prova, precisavam vencer-se a si mesmos e provar o amor e a fidelidade a Deus. O Senhor Deus parece ter constituído o número quarenta como um molde de fidelidade em meio às adversidades da vida e como instrumento para o fortalecimento da fé e da confiança.

Assim, temos os exemplos mais comuns na Sagrada Escritura: 

  • Temos, em Gênesis 7,1ss, a experiência de Noé e de sua família experimentados na Arca durante quarenta dias e quarenta noites durante o dilúvio, que lavou toda a terra das maldades e injustiça dos homens.
  • Encontramos, em I Reis 19,1-8, a jornada do profeta Elias que caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horeb, o monte de Deus, fugindo da perseguição da rainha Jezabel.
  • Moisés se colocou diante de Deus no Monte Sinai por quarenta dias sem comer e nem beber nada, a fim de receber as tábuas da lei, relato esse que encontramos em Êxodo 34,27.
  • O livro dos Números 13,25 nos relata os exploradores de Israel que se infiltraram na terra de Canaã explorando suas riquezas e seus povos por quarenta dias.
  • Durante quarenta dias, pela manhã e pela tarde, o gigante filisteu Golias fazia sua apresentação diante de Israel, insultando e blasfemando o Deus de Israel: I Samuel 17,16.
  • Temos, no relato dos três evangelistas (Mateus, Marcos e Lucas), os quarenta dias de Jesus no deserto quando, tentado pelo demônio antes do início de sua vida pública, saiu vencedor.
  • Em Atos 1,3, Lucas apresenta Jesus que, após sua ressurreição, esteve quarenta dias junto com seus apóstolos antes de ser elevado ao céu.

Assim, a Bíblia apresenta o número quarenta como sinal de prova, mas também como sinal de fidelidade a Deus. 

Hoje o convite se estende a você, para que entre num tempo novo, um  tempo litúrgico,  um verdadeiro kairós! É momento de se colocar a caminho, de entrar nessa estrada espiritual e deixar-se interpelar por Deus e por sua providência que sempre tem algo a realizar em sua vida. Coloque-se em movimento, não tenha medo do caminho pois, por mais difícil que ele pareça, a experiência bíblica nos atesta que Deus nunca abandona seu povo, Ele sempre se faz um no meio do caminho: “Ainda que eu tenha que andar por vale escuro, não temerei mal nenhum, pois comigo estás” (Sl 23,4).

Numa das experiências bíblicas, encontramos o profeta Elias a caminho do monte Horeb, o monte de Deus. Ele estava em fuga depois de ter vencido os profetas de Baal. Ao saber disso, a rainha Jezabel põe-se em busca do profeta. Percebemos que até mesmo o homem de Deus corre o risco de se sentir desanimado e com medo, porém é o próprio Deus quem o levanta através de seu anjo e o coloca novamente no caminho:

“De repente, um anjo tocou-o e disse: ‘Levanta-te e come!’ 6 Ele abriu os olhos e viu junto à sua cabeça um pão assado na pedra e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir.  Mas o anjo do Senhor veio pela segunda vez, tocou-o e disse: ‘Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer’. Elias levantou-se, comeu e bebeu, e, com a força desse alimento, andou quarenta dias e quarenta noites, até chegar ao Horeb, o monte de Deus.” (I Reis 19,7-8).

A experiência de Elias nos revela que nem sempre os caminhos de Deus são fáceis, e que em todas as circunstâncias devemos contar com o auxílio da graça de Deus que nos alimenta, nos sustenta e nos impulsiona. Deus mesmo será nosso sustento em meio aos desafios do caminho quaresmal. A experiência nos diz que não é fácil deixar os vícios, vencer uma mania, enfrentar um pecado que perdura por muito tempo. Mas somos impulsionados pelo próprio Deus que promete sua presença nos momentos mais difíceis. 

Caminhos novos sempre trazem coisas novas, experiências novas, bênçãos novas! Mesmo que pareça um caminho longo, a ordem é: levante-se! Faça dessa Quaresma o tempo propício para uma mudança de vida, para deixar vícios e manias que você traz há muito tempo, diminua o tempo que gasta com as redes sociais, marque um horário para rezar, acorde mais cedo, durma mais cedo. Proponha-se fazer uma penitência, seja fiel no jejum, fortifique sua alma e seu espírito com uma mortificação, pois uma vez forte, não terá inimigo que o vencerá!  A ordem é: Levante-se!

Vamos seguir com coragem o caminho quaresmal? Vamos em frente sem desanimar na certeza de que, no fim, junto com Nosso Senhor Jesus Cristo, sairemos vencedores!

Bom caminho para você!

 

Padre Gevanildo Torres – Sacerdote e missionário da Comunidade Canção Nova. Atuação Missionária na Frente de Missão em São José dos Campos/SP.