Quem dá e pede perdão muda tudo.

Quem dá e pede perdão muda tudo. Quem reza muda tudo!

 

O perdão é uma porta que se abre para a graça de Deus. É por isso que ele muda tudo. Porém, para alcançar esta graça precisamos de muita disposição e conversão pessoal.

Conto aqui um breve testemunho sobre o perdão. Certa vez, recebi uma correção injusta. Eu fui corrigido por fazer algo que estava certo. Por isso, digo que foi injusta e isso me fez muito mal. Eu já estava na Canção Nova, já vivia a minha espiritualidade e, mesmo assim, aquele sentimento ruim de raiva me assolou. Principalmente, porque eu soube quem eram as pessoas que haviam criado a situação, e isso me fez mais mal ainda.
Foi um tempo difícil, de acúmulo de mágoa, rancor e ressentimento. Fiquei durante um ano carregando esse fardo. Até que, um dia, em oração – veja como, de fato, a oração muda tudo –, Deus me levou até a uma palavra bíblica e foi por meio dela que Ele me convenceu que EU deveria procurar essas pessoas e pedir perdão por algum mal que eu as tivesse feito.

Coloquei o “eu” para que você entenda que mesmo não sendo eu o culpado, Deus pediu de mim a abertura para pedir o perdão. Foi difícil aceitar, mas foi uma experiência libertadora e impressionante. Todos aqueles sentimentos ruins sumiram e segui minha vida muito mais leve e feliz.

Pude contemplar uma verdadeira graça na minha vida: a de deixar o fardo da falta de perdão e me tornar uma pessoa mais feliz. Eu não tinha dimensão do quanto aquela situação tinha me roubado a paz e a felicidade. Perdoar é um gesto de humildade. Pode ser que você esteja certo, contudo aprendi que reconciliação é humildade. Não importa quem esteja certo, eu sou sempre chamado a dar o primeiro passo!
Também podemos exaltar o gesto de Jesus que nos acolhe no Sacramento da Reconciliação. Eu não conheço um meio de libertação e conversão mais poderoso que a Confissão. A humildade de reconhecer nossas fragilidades diante de Jesus representado pelo sacerdote.

Há quem diga que a Confissão não é necessária, que podemos nos confessar sozinhos, falando direto com Deus. Não, meu irmão! Falar o nosso pecado e pedir perdão, além de nos treinar para a humildade, é uma verdadeira libertação. Eu desafio você a se preparar muito bem para uma boa Confissão, a fazer um bom momento de oração sincera, a observar como está a sua vida frente aos Dez Mandamentos, os pecados capitais, a derramar as suas mágoas, os ressentimentos que têm consumido você e a ter a coragem de aceitar suas fraquezas, porque o primeiro passo para a cura está justamente em reconhecer-se pecador e necessitado de pedir e receber o perdão. Você não pode imaginar a guinada que vai dar a sua vida! Faça a experiência.

É tempo de nos convencermos e termos a coragem de perdoar e pedir perdão. Essa não é uma postura de fraqueza, mas, sim, de coragem! Não podemos passar a vida carregando mágoas, ressentimentos, culpas e permitindo que tudo isso nos adoeça emocional e espiritualmente. Liberar o perdão é um passo de cura e libertação. Talvez a pessoa que você precise perdoar ou pedir perdão já tenha até falecido, mas não deixe de arrancar esse sentimento que corrói você por dentro. Mesmo que ela tenha morrido, busque o Sacramento da Confissão e liberte-se deste sentimento. Que se afaste o ódio e que ganhe espaço a caridade. Que a oração diária e insistente nos ajude a abrir caminhos de conversão interior. Acredite: a partir da oração, tudo vai mudar na sua vida. Quem perdoa muda tudo!

Gostaria de lhe apresentar um meio que julgo eficaz para fazermos um caminho de perdão. Convido você a rezar o Terço do Perdão. Vamos? Quero profetizar que sua vida não será mais a mesma após a leitura deste capítulo. Um tempo novo espera por você! Tudo, tudo pode ser mudado pela força da sua oração. Reze perdoando, perdoe rezando.

Terço do Perdão

Nas contas pequenas: “Eu amo e perdoo, eu perdoo e amo… (citar os nomes das pessoas que você precisa perdoar)”.

No fim de cada dezena, rezar o Glória e acrescentar: “Senhor Jesus, abençoe (citar o nome das pessoas que você está perdoando) e ajude-me a perdoá-las, amá-las, abençoá-las e aceitá-las como elas são”.

Primeiro mistério
No primeiro mistério, peço perdão a Jesus, que orou e suou sangue no horto, porque, muitas vezes, me deixo levar pelo orgulho e egoísmo, pela vaidade e pela raiva.

Segundo mistério
No segundo mistério, peço perdão a Jesus, pois Ele foi açoitado na casa de Pilatos. Eu, muitas vezes, deixo-me levar pelo ciúme e pelo pecado da língua, pela inveja, da autossuficiência, da hipocrisia, da preguiça e da mentira.

Terceiro mistério
No terceiro mistério, peço perdão a Jesus, que foi coroado de espinhos. Peço perdão porque me deixo levar pelos maus pensamentos, pelas más palavras, más condenações, impurezas e infidelidades.

Quarto mistério
No quarto mistério, peço perdão a Jesus, que carregou a cruz, pois, muitas vezes, cometo pecados por falta de aceitação, por reclamar e murmurar, recusando-me a carregar a minha cruz.

Quinto mistério
No quinto mistério, peço perdão a Jesus, que foi crucificado para perdoar os meus pecados, mas eu, infelizmente, não perdoei aqueles que erraram comigo.

Senhor Jesus, do alto da cruz, o Senhor me ensinou a perdoar. Ajude-me também a amar as pessoas.

Ao final, reze o Cântico de Maria:
“E Maria disse: ‘Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem. Manifestou o poder do seu braço: desconcertou os corações dos soberbos. Derrubou do trono os poderosos e exaltou os humildes. Saciou de bens os indigentes e despediu de mãos vazias os ricos. Acolheu a Israel, seu servo, lembrado da sua misericórdia, conforme prometera a nossos pais, em favor de Abraão e sua posteridade, para sempre” (Lc 1,46-55).

Trecho do livro Tudo pode se mudado pela força da oração.

Fabio Vieira – Missionário da Comunidade Canção Nova