Valei-me, São José!

São José um homem que viveu os Planos de Deus.

Me chamo Vinícius, sou missionário da Comunidade Canção Nova, nasci em Brasília, hoje moro aqui em São José dos Campos, uma cidade que a cada dia tem me encantado, pois assim como comecei dizendo no título deste texto, leva o nome daquele a quem eu tenho tão próximo de mim e a quem eu sempre contei como um intercessor junto de Deus, um amigo para me auxiliar nas dificuldades e também um pai espiritual.

Quem é São José pra mim ?

Sempre tive para mim a presença de São José não muito como uma devoção em si, mas como uma presença muito real e concreta na minha vida. Meu Avô se chamava José de Ribamar, um grande homem, virtuoso e temente a Deus, que no trabalho e dentro da família, foi se tornando temente a Deus e com tempo um homem justo. Como São José. Eu o via sempre assim, trabalhando, cuidando da família naquilo que se diz em ser um provedor para seus filhos, netos e também familiares próximos, sendo homem que ajudava muito os mais pobres e também muito fiel a Deus servindo na igreja como Vicentino. Foi educado pela oficina da vida, teve que sair de sua terra natal no Piauí, sofreu muito com momentos de pobreza e também com os sofrimentos dos outros que vinham lhe pedir ajudar, fosse com um bom conselho ou com um ato de caridade. Tinha um comércio com o nome de São José, que a partir dele pôde tirar o sustento, a educação par toda uma numerosa família e aqueles que assim vinham pedir-lhe um socorro. Sempre o vi ajudar a todos, como muita docilidade e sabedoria.

Disse isso da história do meu avô, pois eu via nele de fato essa mesma presença do Pai adotivo de Jesus, posso dizer que convivi com um espelho de São José muito próximo de mim. Pois, muito mais do pedir coisas a São José, eu vendo-o ali “como meu avô”, tão próximo, queria ser como ele. 

São José na minha história foi sempre um auxílio Providente para que eu visse a vontade de Deus que estava à minha frente, para como ele fazer conforme e vontade de Deus (Mt 1,24). Pois à ele pedi o direcionamento para descobrir qual era a minha vocação lá em 2017, e após uma Novena pedindo-lhe esta Graça, eu enviei um e-mail para o vocacional@cancaonova.com, para que depois de pouco tempo no mês de Março eu pudesse começar todo o meu processo vocacional.

Reze conosco:

São José modelo para todos os homens

Aqui quero dizer de algumas características deste grande Santo, que pela sua grandeza é tido como Patrono da Igreja Católica. Mas não para este tão grandioso título quero me voltar agora, mas para o exemplo de homem segundo o coração de Deus que este nosso santo foi. Nisto quero realçar três características/virtudes que sempre me impulsionaram a tê-lo como modelo de homem no meio do mundo, mas não pertencendo ao mundo: a sua intimidade com Deus, Sua Pureza e a sua Justiça.

Para ser íntimo de Deus, um homem precisa ter que saber silenciar inúmeras vezes, fechar mesmo a boca para assim ouvir a Deus e ter consciência do que deve fazer. Assim era São José, tão silencioso, que não vemos uma palavra sequer dele na Sagrada Escritura, mas isso jamais quer dizer que ele não fez nada na história da Salvação, mas muito pelo contrário, pois vemos várias ações dele na Palavra de Deus, isso mostra para nós que ele pouco falava mas muito fazia por Deus e para o menino Deus que ele precisava defender, cuidar e prover, junto com a Virgem Santíssima. Isso revela que ele sempre buscava ouvir ao Senhor antes de realizar qualquer coisa, por isso Deus o direcionava através de sonhos, que eram reflexos da sua oração e união do seu coração, com o coração do Pai que está nos Céus. Por isso ele sempre fazia a vontade de Deus. Uma grande lição, antes silenciar e fazer concretamente a vontade de Deus, do que falar demais e não fazer nada daquilo que Deus gostaria.

A pureza de São José, inigualável assim como a Pureza da Virgem Maria, pois somente alguém puro verdadeiramente seria capaz de permanecer ao lado da mais bela de todas as criaturas de Deus, Nossa Senhora e zelar por ela, com olhar puro santo e casto. Só São José poderia contemplar também assim a presença da Virgem Maria, sem a menor sombra de pecado ou de mancha, por ela ser a Virgem das Virgens, a mais pura das criaturas, ela a contemplava como uma obra prima de Deus sem jamais pecar ou ferir tamanha dignidade da Santa Mãe de Deus. Para nós homens a pureza passa muito pelo olhar, pois se conseguimos controlá-lo e educá-lo, todo o mais ai sendo assim também conduzido para ser mais puro e casto. Aí que entra São José como o guarda da pureza para mim, pois me ensina antes de tudo a ver qualquer mulher como uma filha de Deus e uma criatura de Deus, que merece toda a dignidade, respeito e não olhando como uma fonte de pecado. São José foi o Castíssimo Esposo da Virgem Maria, mulher mais bela que já existiu ou existirá na face da terra, se ele jamais teve qualquer sombra de pecado ou olhar de pecado para ela, ele também pode nos ensinar a ter um olhar puro e casto, com desejo de antes de tudo para agradar a Deus. Pois somente os puros verão a Deus. E São José que viu Jesus em seus braços aqui na terra e agora o contempla também na Glória Eterna, quer conduzir todos os homens também para Salvação no Céu, nos ajudando a ser puros de coração.

A sua Justiça, aliás este foi o único adjetivo dado a São José na Palavra de Deus, e o que isso quer dizer Dele ? Que ele em tudo – e tudo quer dizer tudo mesmo – . era capaz de dar a Deus o que é de Deus e aos homens o que é dos homens. Ouso a dizer que Jesus ao dizer: “dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mt 22, 21), teria como um belo modelo a citar o seu pai adotivo aqui na terra. Pois São José desde os seus trabalhos manuais aqui na terra na carpintaria, no seu lar e ajudando a quem estava próximo na sua pequena aldeia, fazia o que era necessário para os homens, para o sustento da sua casa e sua família com o suor do seu rosto para conquistar o pão de cada dia, mas sem jamais deixar de dar a verdadeira importância para Deus, que era o centro da sua vida. Isso é um grande ensinamento para nós, pois devemos fazer que nos cabe no nosso dia a dia, no trabalho, em casa e na nossa família e muito bem por sinal, sem ficar devendo nada para ninguém, mas acima de tudo dar o melhor da nossa vida para Deus, numa vida de oração, de busca constante por Deus mesmo em meio aos afazeres cotidianos. Com os pés bem firmes no chão, mas o coração unido ao Céu.

 

Vinicius Fonseca – Missionário da Comunidade Canção Nova. Atualmente na Frente de Missão da Canção Nova em São José dos Campos/SP.