Você, mulher, tem TPM?

A tão temida TPM

O mês de março ainda não acabou e ainda dá tempo de falar para nós, mulheres. Que privilégio ser mulher não é verdade? E falando em mulheres, quem sofre de TPM, a tão temida tensão pré-menstrual? 

Segundo os dados do ministério da saúde, 80% das mulheres sofrem com os sintomas desagradáveis. 

A tensão pré-menstrual não é uma doença, mas é caracterizada por um conjunto de sintomas que varia conforme a sensibilidade e a influência genética. Portanto, nem todas as mulheres tem os mesmos sintomas. 

Na grande maioria manifesta-se de forma bastante semelhante à depressão atípica, ou seja, com humor deprimido, reações explosivas, insônia, aumento do apetite com predileção por carboidratos, fadiga, ansiedade e irritabilidade. Isso porque no período pré-menstrual há uma queda nos níveis de serotonina – substância que atua sobre o humor das pessoas. Entretanto, o que difere da depressão é que na TPM, os sintomas desaparecem por completo logo depois da menstruação. 

A boa notícia é que é possível amenizar esses sintomas e melhorar sua qualidade de vida! Ufaa!  

A prática de atividade física, alimentação saudável e muitaaaa água devem sempre ser considerados essências para qualquer tipo de tratamento. Mas nós também podemos contar com a ajuda da suplementação alimentar e fitoterapia! Eu posso te ajudar nesse processo, conte comigo! 

Bruna Leôncio Barbosa

Farmacêutica-Bioquímica

Mestra em Fisiologia Humana – USP.