Entrar na lógica da Cruz de Cristo, doar-se sem medidas, sem reservas e despojar-se completamente é o convite que a liturgia nos faz neste Terceiro Domingo da Quaresma.
A reflexão deste domingo feita pelo biblista brasileiro padre Pedro Luís Schiavinato, atualmente residente na Terra Santa, foi gravada no pátio de entrada da Basílica do Getsêmani localizada na parte mais baixa do Monte das Oliveiras em Jerusalém. O local permite a visão do Vale do Cedrom, formado no norte de Jerusalém seguindo até o Mar Morto. O Cedrom circunda a parte da cidade antiga de Jerusalém onde foi construído o Templo citado no Evangelho deste domingo.
O Vale do Cedrom, na Bíblia, também é chamado de Vale de “Josafat” (o nome Josafat é de origem semítica e significa “Deus julga”), ‘pois nele se reunirão todas as nações para serem julgadas’ (confira em Joel 3, 1-3). Com base nessa passagem que em sua encosta surgiram os cemitérios dos judeus e dos muçulmanos, com a esperança que a ressurreição e juízo final aconteçam neste lugar. [Padre Pedro, além de refletir sobre o templo que é Jesus, propõe aos fiéis experimentar o poder do Crucificado.
Acompanhe a reflexão da 3ª Semana da Quaresma:
Que Jesus abençoe teus propósitos para a Quaresma e até o próximo domingo!
Deixe seu comentário: