Barco da Galileia

“Subiu Jesus em um barco com seus discípulos. De repente, desencadeou-se sobre o mar uma tempestade tão grande, que as ondas cobriam o barco. Ele, no entanto, dormia. Os discípulos achegaram-se a ele e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, nós perecemos!” E Jesus perguntou: ‘Por que este medo, gente de pouca fé?’ Então, levantando-se, deu ordens aos ventos e ao mar, e fez-se uma grande calmaria.” – Mt 8,23-27

Fomos ao Yigal Allon Center onde é possível conhecer um barco dos tempos de Jesus hoje em exposição. 

Em 1986, os restos de um antigo barco foram descobertos na costa noroeste do Mar da Galileia e, de acordo, com os testes de radiocarbono, a embarcação seria típica da época de Jesus, com data entre o anos 100 antes de Cristo e 100 depois de Cristo.

Uma cena entre as mais conhecidas dos Evangelhos. Uma embarcação que navega por diversas páginas das Escrituras.

O barco possui cerca de oito metros de comprimento, dois de largura e um de profundidade, sendo utilizada em sua estrutura basicamente madeiras de cedro e carvalho. Foi encontrada coberta por argila, o que facilitou a sua conservação.

O barco sofreu um longo processo de conservação e, em 2000, foi transferido para uma nova sala de exposições no Yigal Allon Center, onde os visitantes podem aprender a história de sua descoberta e preservação.

Embora aparentemente usado para a pesca, também pode ter transportado passageiros e mercadorias. Um instrumento de trabalho daqueles pescadores chamados por Jesus e cenário do seu cotidiano, como também nas passagens da pesca milagrosa ou pregações de Jesus de dentro da embarcação….

 

  • O barco em exposição