O que é viver reconciliado? É uma disposição de coração que se traduz num modo de vida. É um contínuo perdoar e ser perdoado!
Entre mim e meu irmão está Jesus. Ele continua a defender cada filho Seu, como defendeu a mulher adúltera: “Se você nunca pecou, atire a primeira pedra”. Deus deve estar sempre em primeiro lugar, depois o irmão; esta é fonte do verdadeiro perdão: “Tudo que passa primeiramente por Deus se santifica, do contrário, é um mero ato humano, que traz simplesmente alívio e acomodação humana; o verdadeiro perdoar e ser perdoado gera vida nova e comunhão de coração”.
A exemplo de Jesus, que vive sempre reconciliado: Ele foi crucificado, mas mesmo assim se reconcilia com o homem. Do alto da cruz Ele diz: Perdoai-lhes porque não sabem o que fazem”.
É preciso colocar todo problema à luz de Jesus. ter os olhos de Jesus, as atitudes de Jesus, para que assim aconteça a reconciliação. Devemos ser pecadores redimidos pelo sangue de Jesus por meio do contínuo arrempendimento dos nossos pecados e da reconciliação com nossos irmãos.
Pe. Jonas Abib