Caminho Vocacional

Fui atraído pelo Carisma Canção Nova. E agora?

Para o início do Caminho Vocacional com a Comunidade Canção Nova é necessário:

1. A pessoa precisa identificar o chamado de Deus para fazer parte da Comunidade;

“Toda vocação cristã vem de Deus, é dom divino. O primeiro critério do discernimento é a identificação do chamado do Senhor. Antes de tudo, na escolha do nosso futuro, precisamos acolher o projeto que Deus tem sobre nós. Só assim seremos felizes e plenamente realizados, se nos dispomos a realizar o sonho de Deus sobre nós. (Documento da Pontifícia Obra para as Vocações Eclesiásticas: Nova Vocação para uma nova Europa)

Mons. Jonas em seu livro “Vocação um desafio de amor” diz: “Qual é o chamado de Deus para você? Saiba que o bonito não é realizar o nosso próprio sonho, mas realizar o sonho de Deus. Qual é o sonho de Deus para você? Queira realizar o sonho de Deus e renunciar aos seus próprios sonhos. É isso que o fará feliz. Eu poderia ter sido um bom pai de família, e possuía todas as condições de me casar. Certamente faria feliz a minha esposa e seria um bom pai… Mas esse não era o sonho de Deus para mim. O sonho dele era que eu abrisse mão de tudo, para seguir a vocação a que Ele me chamou.” (Livro Vocação um desafio de Amor, pg 17)

Estela Estelita de Nazaré Ferreira

Estela Estelita de Nazaré Ferreira, missionária do Núcleo da Com. Canção Nova

2. A pessoa que se sente chamada à Comunidade Canção Nova, precisa ter tido a experiência do Encontro Pessoal com Jesus;

A Canção Nova nasceu da experiência do encontro pessoal do padre Jonas com Jesus: “E para vós, Jonas, quem dizeis que eu sou?”. Assim foi gerado o Carisma Canção Nova. A Comunidade existe para levar as pessoas à experiência do encontro pessoal com Jesus através do batismo no Espírito Santo. Não é uma experiência única ou isolada em nossa vida. Pelo contrário, precisamos atualizar de forma contínua esta experiência.

O primeiro Encontro Pessoal com Jesus causa uma reviravolta em nossa vida e entramos num novo rumo de vida. Depois precisamos trilhar um caminho com Jesus. Aos poucos Ele vai nos purificando dos pecados que carregávamos, vícios, curando as feridas da nossa história, restaurando a nossa filiação, nos conduzindo pelos caminhos que Ele sonhou para nós. Não se trata de uma experiência teórica, formação intelectual sobre a Doutrina da Igreja, cumprimento de preceitos ou regras… Mas se trata de assumir uma vida nova. De transformação de vida.

Todos os dias precisamos nos encontrar com o Senhor e experimentar o batismo no Espírito Santo. Você já se encontrou com o Senhor hoje?

3. A pessoa precisa participar da sua Comunidade Paroquial como: Catequese, Pastorais ou Movimentos;

Em 1976, Dom Antônio Afonso de Miranda, então bispo da diocese de Lorena, havia recebido, em primeira mão, a edição típica da exortação apostólica Evangelii Nuntiandi do Papa Paulo VI. Impressionado com o conteúdo desse documento, ele quis começar logo por um trabalho concreto de evangelização e catequese, e optou por iniciar a partir dos jovens que, nesse tempo, tinham um movimento atuante na diocese.

Para isso encarregou o Padre Jonas Abib de realizar com os jovens, com quem ele trabalhava. A expressão de Dom Antônio foi: “Os batizados precisam ser catequizados… Faça alguma coisa com os jovens”. O envio do Bispo Diocesano resultou num trabalho intenso de catequese que na época se chamou “catecumenato”. Aqueles jovens receberam uma sólida formação da Igreja na vivência do Evangelho.

Nascemos na Igreja e para a Igreja. Nascemos da Exortação Apostólica Evangelii Nuntindi escrita pelo Papa Paulo VI sobre a evangelização do mundo contemporâneo. Nascemos na Evangelização e para a Evangelização. Nascemos de uma exortação apostólica que urge evangelizar os batizados e entrar numa aventura de utilizar os meios de comunicação social.

Família Canção Nova

Sandro e Kelen Arquejada, em visita ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida

4. A pessoa deve ter tido o seu batismo no Espírito Santo, no qual se inicia a vivência da experiência dos dons carismáticos com a Renovação Carismática Católica (RCC);

A Canção Nova participa da graça que hoje é dada à Igreja: o derramamento do Espírito Santo num novo Pentecostes. Somos Renovação Carismática Católica. Nascemos nela. Nela nos formamos. Com ela crescemos. Bebemos do seu fervor e entusiasmo. Somos enviados a realizar nossa missão evangelizadora no poder do Espírito. A Canção Nova é uma das muitas comunidades carismáticas que Deus suscitou no seio da Igreja Católica por este vento do Espírito, que sopra hoje sobre o mundo. Somos uma Comunidade Carismática, não por escolha nossa, mas por iniciativa de Deus.

Estamos comprometidos com a renovação da Igreja, levando a todos os cristãos, sem acepção de pessoas, a graça do “… sereis batizados no Espírito Santo…” (At 1,5) deixando-nos livremente usar por Deus em todos os seus dons, pois é Ele quem os distribui repartindo como lhe apraz (cf. 1Cor 12,11).

5. A pessoa precisa trabalhar, responsabilizando-se pelo seu sustento;

Expressão concreta da nossa depedência de Deus é o nosso trabalho assíduo, criativo e responsável. Generosamente nos sujeitamos à lei comum do trabalho, vivendo assim a situação comum das pessoas que vivem na sociedade e lutam duramente para ganhar o pão. Sabemos, todavia, que o nosso sustento não é o fruto do nosso trabalho mas o acréscimo que Deus nos dá generosamente. Nos contentaremos com o necessário, na expectativa do Senhor que vem, agradecidos pelo que Deus nos dá hoje sem termos que nos preocupar com o dia de amanhã.

Além disso, somos chamados a nos tornar profissionais: profissionais de Deus, profissionais do Povo, profissionais da comunicação, profissionais da Vida Nova em Cristo que comunicamos. Esta é a nossa profissão. A isto dedicamos toda a vida. Somos profissionais do Evangelho. É por isso que o ser trabalhador torna-se uma característica fundamental na Canção Nova.

6. A idade para iniciar o Caminho Vocacional para o Núcleo é de 16 a 28 anos, ser solteiro(a) e sem filhos;
(Obs.: Para menores de 18 anos será necessária a autorização dos pais)

Mons. Jonas diz nos Nossos Documentos  (ND Canção Nova é uma Fundação, n. 693) que os que integram à Canção Nova são jovens. Ele diz: “Tenho a intuição de que, para vivenciar o novo que a Canção Nova traz em si, é preciso ter espírito jovem, e a juventude da idade se ajusta bem a isso pela ausência de uma mentalidade, estrutura de vida e compromissos já fixados e enrijecidos. A presença de jovens dá uma cor peculiar à Canção Nova.”

A Canção Nova em nosso tempo realiza o sonho de Dom Bosco. Somos uma comunidade jovem que vive totalmente para a evangelização, tendo como meta de vida a santidade. Aquilo que Domingo Sávio dizia: “Antes a morte do que o pecado”, em nossa linguagem tornou-se o PHN – Por hoje não vou mais pecar. Esse lema de vida expressa o nosso desejo de sermos santos.

Jacilene

Jacilene Vasconcelos, celibatária do Núcleo da Com. Canção Nova

7. É necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio;

Mons. Jonas conta em sua história o quanto a educação é importante na formação integral de uma pessoa. Ele mesmo testemunha que Dom Bosco foi lhe conduzindo, encaminhando para a sua vocação, por meio das escolas que ele estudou. Ele conta: “Ele me levou para frequentar as Escolas Profissionais Salesianas, onde fiz artes gráficas. Certamente já era Dom Bosco me encaminhando e despertando em mim o gosto pela comunicação, pois no seu tempo só havia a parte gráfica e ele utilizava sabiamente esses recursos para a formação dos jovens.”

Hoje atualizamos a experiência do nosso pai fundador com os estudos e a educação. A oportunidade de estudar não significa que iremos nos tornar profissionais que visam a realização pessoal num bom emprego, alto salário, conquista de bens, aperfeiçoamento intelectual etc. Nos Nossos Documentos (ND A Missão da Canção Nova n. 753) Mons. Jonas diz: “Deus nos trouxe para a Canção Nova por causa da missão. Ele nos deu as qualidades que temos por causa da missão. Ele está fazendo com que as nossas aptidões aflorem e se concretizem por causa da missão. Ele nos prepara, nos dá oportunidade de estudar, de fazer cursos, de nos aperfeiçoar por causa da missão.”

8. A pessoa precisa viver a castidade e buscar maturidade e equilíbrio afetivo e sexual;

Na Canção Nova, desde o início, Deus nos deu a graça de experimentar a riqueza do masculino e do feminino vividos juntos. Homens e mulheres vivendo juntos, trabalhando juntos, realizando juntos o carisma, se aventurando juntos na missão. O masculino e o feminino vividos juntos numa sadia convivência. Esta é a expressão da vivência da castidade no Carisma Canção Nova.

Como ensina a Igreja no Catecismo da Igreja Católica, a “Castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus. O Espírito Santo concede este dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo”. (CIC 2345) Para a Igreja e para o mundo de hoje isto é um vigoroso sinal. A nossa comunidade é mista. Ela se compõe de homens e mulheres, jovens e adultos, casados e solteiros. Mas antes de tudo, todos são irmãos e irmãs, e assim devem se tratar. Esta é a razão a mais para que todos vivam a castidade, dom e fruto do Espírito Santo.

O nosso primeiro chamado é viver em comunidade. Todos têm necessidade do amor puro de seus irmãos para o seu equilíbrio afetivo. Por isso todos os chamados a viver em nossa comunidade são também chamados a viver a castidade dentro do seu próprio estado de vida.

9. A pessoa precisa ter uma vida de oração cultivando o seu relacionamento com Deus;

Jesus é o modelo do Homem Orante para nós. Ele que se entregou totalmente ao anúncio do Evangelho, orava sem cessar, buscando ocasiões para entrar em profunda intimidade com o Pai. Ele quer que façamos o mesmo: obedientes a Jesus, e a seu exemplo, queremos fazer da oração o centro e a fonte da nossa vida e do nosso trabalho. Mas, isso não significa que tenhamos que passar o nosso dia dentro de uma capela fazendo diversas orações…

Renné Viana

Renné Viana, seminarista da Com. Canção Nova

Jesus orava sem cessar ao Pai porque em tudo fazia a Sua Vontade. Suas ações eram para exaltá-Lo, engrandecê-Lo, glorificá-Lo. Suas ações eram impulsionadas não pelos sentimentos humanos e sim, pelo Espírito. Jesus foi conduzido em tudo pelo Espírito até ao Calvário. Por isso, ter Jesus como modelo de Homem Orante é isso: buscarmos a Vontade de Deus em todas as nossas escolhas, decisões, ações. Sermos conduzidos pelo Espírito Santo no trabalho, nos nossos relacionamentos, em nossa família…

E como Jesus, buscarmos ocasiões para cultivarmos um relacionamento íntimo com Ele. Ou seja, termos um momento para a leitura orante da Palavra de Deus, participarmos da Santa Missa se possível todos os dias, buscarmos momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento (quando passamos por uma Igreja, por exemplo), rezarmos o Santo Terço meditando os mistérios, nos confessarmos sempre que necessário…

10. Para iniciar o Caminho Vocacional para o Núcleo a pessoa não pode estar comprometida em um relacionamento de namoro ou noivado.

MUITO IMPORTANTE: Se você NÃO iniciou o Caminho Vocacional, mas já fez o seu cadastro na Página de Cadastro “Atraídos por uma canção” ou enviou um e-mail manifestando o seu desejo de fazer um Discernimento Vocacional… Calma! Se você estiver num relacionamento sério, isso também é importante no seu Discernimento Vocacional. Pode ser que você seja chamado a outro Modo de Compromisso da Canção Nova, ou seja, Segundo Elo. (Conheça o Segundo Elo: https://blog.cancaonova.com/vocacional/segundo-elo/).

Para os que iniciarem um Discernimento Vocacional fazendo parte do Construindo, nesta fase, PODE ESTAR num relacionamento de namoro ou noivado. Então, viva esta fase do seu Discernimento Vocacional em oração e caso deseje iniciar o Caminho Vocacional para o ingresso à Comunidade, futuramente, você optará entre seguir em frente com o relacionamento ou se preparar para ingressar na Comunidade.

Posso ser seminarista ou padre Canção Nova?

Se você é chamado ao sacerdócio e sentiu-se atraído pelo Carisma Canção Nova, será necessário fazer o Caminho Vocacional. O candidato ao ingresso na comunidade que também é chamado ao sacerdócio, primeiramente fará a experiência do Pré Discipulado e Discipulado (Etapa inicial de Averiguação do Carisma). Somente depois desta primeira fase de formação, será possível ingressar no Seminário Canção Nova.

Se você é seminarista diocesano ou de outro instituto, congregação ou ordem religiosa e deseja fazer um discernimento vocacional quanto ao Carisma Canção Nova, primeiro será necessário estar livre de qualquer compromisso com a diocese e/ou comunidade para iniciar o Caminho Vocacional com a Canção Nova.

Já para você que é sacerdote diocesano ou de outro instituto, congregação ou ordem religiosa e deseja fazer um discernimento vocacional quanto ao Carisma Canção Nova, poderá ser acompanhado pelo  Núcleo dos Clérigos da Comunidade Canção Nova, Órgão de Governo ligado à Presidência e o Conselho Geral da Com. Canção Nova.

Aos diáconos permanentes, para dar início ao caminho vocacional, requer-se uma carta de autorização do seu bispo diocesano ou do superior geral do instituto, congregação ou ordem religiosa, no qual pertence. Este candidato ao ingresso à comunidade será acompanhado pela equipe vocacional da Frente de Missão mais próxima à sua residência.

Proximidade é algo muito importante!

Para aqueles que desejam fazer Discernimento Vocacional para o Segundo Elo, além das realidade citadas acima, a pessoa precisa residir próximo a uma das Frentes de Missão da Canção Nova, de modo que, ao ingressar na Comunidade, o membro consiga participar das formações e atividades semanalmente;

A experiência fundante da Comunidade, ou seja, a experiência que originou o Carisma Canção Nova, nasceu no momento em que o Pe. Jonas lançou o desafio: “Quem estava disposto a deixar a sua casa e vir viver em comunidade, para realizar aquele tipo de trabalho que estava sendo feito?”. Padre Jonas tem uma música que expressa muito fortemente o sentido que a palavra DEIXAR tem em nosso Carisma.

vocacional-banner

Quanto tempo é o Caminho Vocacional?

Somente após o Redão, o candidato ao ingressso à Comunidade Canção Nova será convidado à participar dos demais encontros vocacionais que acontecem ao longo de, no mínimo, dois anos na Frente de Missão mais próxima da residência.

Após iniciar os encontros – que acontecem em Cachoeira Paulista, SP ou em uma das nossas Frentes de Missão da Canção Nova mais próxima da residência do candidato, o mesmo será acompanhado, individualmente, por um membro da Comunidade, escolhido pela Equipe Vocacional, para auxiliá-lo neste discernimento.

Após o período mínimo de dois anos (02) e recebendo a aprovação da Equipe Vocacional e do Conselho Geral da Comunidade Canção Nova, o candidato é admitido a um período de averiguação. A 1ª fase é chamada de Pré–Discipulado com duração mínima de um ano. Posteriormente, no ano seguinte, acontece a 2ª fase, o Discipulado, que também tem duração mínima de um ano. Cada uma dessas etapas serão vividas de acordo com a forma de compromisso assumida: Núcleo e Segundo Elo, pois cada uma tem sua particularidade.

Se ficou ainda alguma dúvida, acesse as  Perguntas Mais Frequentes  ou entre em contato:  vocacional@comunidadecancaonova.com

Se você foi atraído pelo Carisma Canção Nova clique no link: “Atraídos por uma canção”

Deus abençoe você!

Pe. Jonas Abib

 

Pe. Jonas Abib 

Fundador da Comunidade Canção Nova