Como reconhecer a própria vocação?

Reconhecer sua vocação é trilhar este caminho de saber quem se é, e o que será de você, afirma missionário.

Quem eu sou? O que será de mim? Com estas duas perguntas podemos começar uma conversa sobre a grande inquietação que o jovem vive referente a sua Vocação. Como assim? Explico.

Sem saber o que se é não consegue se projetar, se lançar rumo a sua realização enquanto tal realidade que és. E quando se descobre o que se é automaticamente se projeta sua vocação, sua forma de instalação nesta realidade chamada vida. Instalado nesta realidade chamada vida vivendo sua vocação você começa a perceber o “que será de mim” um pergunta que questiona a autenticidade da vida que se vive.

Tá e daí se não sei responder quem sou? Esta é fácil pois como somos cristãos. Cristo revela o homem ao homem, somos por garantia filhos de Deus. Criados por Ele para irmos até Ele na eternidade. Não há muito segredo para se saber quem se é. Porém ao descobrir esta verdade e reconhecê-la surge a necessidade de se descobrir a própria vocação, pois ela dará o contorno de serviço nesta vida. A missão que é sua própria existência em si mesma.

O Papa Francisco na Exortação CHRISTUS VIVIT nº107 diz que: “Para isso, precisas de reconhecer uma coisa fundamental: ser jovem não significa apenas procurar prazeres transitórios e sucessos superficiais. Para a juventude desempenhar a finalidade que lhe cabe no curso da vida, deve ser um tempo de doação generosa, de oferta sincera, de sacrifícios que custam, mas torna-nos fecundos.”

Em outras palavras se reconhece uma vocação no serviço e doação de si mesmo. Vocação seria  resposta a outra pergunta: “ Qual a melhor forma que posso servir ao outro e a Deus” aqui entra sua história pessoal, suas circunstâncias e realidade de vida. Tudo isso serve como norte para reconhecer sua vocação.

Ao servir, ao se doar generosamente a Deus e aos outros. A se gastar como vela por amor aos demais, é preciso ter ouvidos atentos ao Deus que chama.

É do Papa Francisco na mesma exortação (nº 277)  que vem o como escutar:

“Procura, antes, aqueles espaços de calma e silêncio que te permitam refletir, rezar, ver melhor o mundo ao teu redor e então sim, juntamente com Jesus, poderás reconhecer qual é a tua vocação nesta terra”

Reconhecer sua vocação é trilhar este caminho de saber quem se é, e o que será de você. Nisto a vocação entra como o meio de se instalar nesta vida, fazendo-a uma missão de amor e entrega.

 

Adriano Gonçalves

Comunidade Canção Nova

Comments

comments