2 de Fevereiro - Nosso Compromisso

2 de Fevereiro – Nosso Compromisso

Em primeiro lugar, não se entra para uma comunidade de uma hora para outra; assim como não se casa com uma pessoa da noite para o dia.

É necessário um conhecimento de ambos os lados. Por isso, o primeiro passo é conhecer melhor a Canção Nova e deixar que nós também o (a) conheçamos.

Acreditamos que a Canção Nova não nasceu de um projeto humano, mas sim de uma iniciativa de Deus. Não houve um projeto anterior que nos precedeu e determinou nossa maneira de vida e atividade. Tudo foi se mostrando pouco a pouco através dos acontecimentos: o nosso chamado, nosso modo de vida, nossa missão… Tudo nos foi dado. Isso dá sabor e entusiasmo à nossa vida, ela não é estática, mas participa do dinamismo do Espírito. Somos conduzidos pelo sopro de Deus.

Padre Jonas debruçando-se sobre os nossos documentos e a nossa história, define assim o caminho para os casais: o primeiro núcleo que começou a experiência de vida em comunidade era composto de oito jovens, entre rapazes e moças, Padre Jonas e três religiosas. Com o passar dos anos foram se destacando as características da nossa vida. Elas dizem o que somos. Uma das características é que a Canção Nova é uma Comunidade jovem.

Ele diz: “Tenho a sensação de que para vivenciar o novo que a Canção Nova traz em si é preciso ter espírito jovem, e a juventude da idade se ajusta bem a isso pela ausência de mentalidade, estrutura de vida e compromisso já fixados e enrijecidos. A presença de jovens dá uma cor peculiar à Canção Nova.”

Hoje reconhecemos que aqueles que são chamados a ingressar no Núcleo da Comunidade precisam ser jovens em idade e precisam ter espírito jovem. Eles se amoldam melhor à nossa estrutura. A essência da nossa comunidade é jovem. O Dom que recebemos de Deus é de tal maneira que só os jovens conseguem se amoldar. Por tudo isso, diante do nosso Carisma, ele se posiciona assim”:

Os casais que são chamados ao Núcleo da Comunidade Canção Nova são aqueles que nasceram dos próprios jovens que já ingressaram na Comunidade, que já se amoldaram ao seu ritmo, ao seu modo de vida, à sua missão; portanto, os casais que aqui estão, são de jovens que namoram, noivam e se casam dentro da Canção Nova.

Aqueles que já são casados já têm uma estrutura de vida, ou tem filhos, torna-se muito mais difícil a adaptação ao modo de vida da Canção Nova. Para os casais, e também para pessoas solteiras – acima de 28 anos (com filhos ou sem filhos) -, e para viúvos, Deus tem um chamado especial: serem membros Comunidade no modo de compromisso Segundo Elo  ou serem engajados ou amigos.

Também é importante observar que, para ser um candidato da Canção Nova ao Segundo Elo, é necessário certos requisitos que fazem parte do perfil de um candidato à nossa Comunidade:


A pessoa precisa identificar o chamado de Deus para fazer parte da Comunidade;

“Toda vocação cristã vem de Deus, é dom divino. O primeiro critério do discernimento é a identificação do chamado do Senhor” (Documento da Pontifícia Obra para as Vocações Eclesiásticas: Nova Vocação para uma nova Europa).

A pessoa que se sente chamada à Comunidade Canção Nova, precisa ter tido o seu encontro pessoal com Jesus no mínimo há três anos;

“A missão da Comunidade Canção Nova é evangelizar, comunicar Jesus e a vida nova que Ele veio trazer” (Estatuto Canônico).

A pessoa precisa participar da sua Comunidade Paroquial, no mínimo há três anos. Ex: Catequese, Pastorais e Movimentos;

“A Comunidade Canção Nova, como associação de fiéis cristãos, cultive e aprofunde, portanto sua pertença e inteira comunhão com a Igreja Católica” (Estatuto Canônico)

A pessoa deve ter tido o seu batismo no Espírito Santo, no qual se inicia a vivência da experiência dos dons carismáticos com a Renovação Carismática Católica (RCC);

“O carisma Canção Nova só se realiza quando somos carismáticos, e não existe outra maneira de realizá-lo” (Nossos Documentos, Vol. 02).

A pessoa precisa trabalhar e ser responsável pelo seu sustento;

“Somos profissionais do Evangelho. É por isto que o ser trabalhador torna-se uma característica fundamental na Canção Nova” (Nossos Documentos – Vol. 01).

A pessoa precisa viver a castidade dentro do seu estado de vida e buscar maturidade e equilíbrio afetivo e sexual;

“O nosso primeiro chamado é viver em Comunidade. Todos têm necessidade do amor puro de seus irmãos para o seu equilíbrio afetivo” (Nossos Documentos –Vol. 1). “Castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus. O Espírito Santo concede este dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo”. (CIC 2345)

A pessoa precisa ter uma vida de oração, cultivando o seu relacionamento com Deus;

”Espiritualidade é o nosso relacionamento com Deus”. (Nossos Documentos Vol. 1) – “A nossa vida de oração deve ser a de Jesus. Jesus que se entregou totalmente ao anúncio do Evangelho orava sem cessar, buscando ocasiões para entrar em profunda intimidade com o Pai.” (Nossos Documentos Vol. 2).

A pessoa precisa viver os princípios cristãos da nossa Igreja Católica;

“Os membros do Segundo Elo sejam ajudados a descobrir e assumir as exigências da sua vocação batismal” (Estatuto Canônico).

A pessoa precisa residir próximo a uma das Frentes de Missão da Canção Nova, de modo que, ao ingressar na Comunidade, o membro consiga participar das formações e atividades semanalmente;

“Segundo Elo: são aqueles que constituem aliança em torno do Núcleo, não vivem em regime de dedicação integral, continuam a residir em suas próprias residências. São chamados a viver a identidade e missão da Comunidade Canção Nova, nas condições ordinárias da própria família, profissão, vida social” (ECN).

Para haver um contato mais aprofundado com a Comunidade e seu Carisma, é muito importante a aproximação com uma das nossas Frentes de Missão. Antes de iniciar o caminho vocacional, a pessoa deve procurar conhecer, pessoalmente, a Comunidade Canção Nova, sua Sede em Cachoeira Paulista-SP ou uma de nossas Frentes de Missão;

O conhecimento é a base para um bom discernimento vocacional”.

Se ficou ainda alguma dúvida, acesse as Perguntas Mais Frequentes ou entre em contato: vocacional@cancaonova.com

62 Comentários

  1. sandra mara oliveira cunha

    Conheci a Canção Nova em 2003 através das pregações do Monsenhor Jonas e do saudoso padre Léo.
    Desde então, é o meu alimento espiritual diário, meu sustento, onde busco formação, oração e força em nosso Senhor Jesus Cristo e pela poderosa intercessão do imaculado coração de Maria.
    Assisti ao PHN do dia 28/05/2013 que foi especial sobre o chamado à vocação com os consagrados da CN e como sempre meu coração ardeu, quase não cabia mais em meu peito.
    Deus abençoe a Comunidade Canção Nova.
    Ser família Canção é bom demais!

  2. Boa noite! A Paz! O endereço que devo mandar é o mesmo da Comunidade de Vida? Pode ser por carta ou e-mail? Desde já agradeço pela atenção.

  3. Tatiana Zahn Labuto

    Estive na Canção Nova em 2010 e posso dizer que foi a experiência mais profunda de fé que tive até hoje e fazer parte dessa geração humana de Fé é o que me encanta!
    Levar a palavra do Pai, sem fronteiras, sem distinções, sem paradigmas, de maneira simples e direta, o amor de Cristo é o que prevalece em cada gesto, em cada frase dita pelos pregadores, padres e consagrados.
    É uma comunidade de Luz, Paz e pura Benção!

  4. Temos um carinho todo especial pela Canção Nova. Ela tem sido muito importante na formação espiritual, familiar e de leigo consagrado a missão de Evangelizar. Minha esposa e eu, somos ministros da Paróquia de Senhora Santana – Jaguaruana – Ce.
    Parabéns Padre Jonas, pela coragem, disposição e fidelidade à Deus, que lhe deu saúde, forças e disposição de espirito para empreender essa obra de santidade e testemunho do Amor de Jesus Cristo e da Virgem Maria.
    Sua benção para minha esposa Gracinha e eu Francisco – Servo da Igreja de Cristo. Amém.

  5. Fagner Mendonça

    Como faço pra saber como está o processo está se encaminhado? Porque enviei o email no começo do ano, e até agora não obtive nenhuma resposta.

  6. vanusa Oliveira

    Ola o que vcs exigem de uma jovem q ainda nao sabe o que quer da vida mas que gosta da cancao nova se for pra fazer um discernimento vocacional?
    obrigada!

    • vocacional
      vocacional

      Vanusa, só aceitamos jovens que sentem o chamado para a Canção Nova, não podemos aceitar alguém que não sabe o que quer.

  7. caroliny pereira de farias

    Olá paz de Jesus sou Caroliny de Manaus -Am , estava no PHN 2013 e senti o chamado de Deus em meu coração gostaria de entrar na equipe vocacional por onde mando a carta por e-mail, gostaria do endereço.

  8. Maria Olympia Prado Alves Freire

    Peço a gentileza de me enviarem o endereço , ao qual pretendo enviar uma carta pessoal, a respeito do engajamento vocacional na Canção Nova . Muito obrigada.

  9. OLA PAZ E BEM MEUS IRMÃOS EU QUERIA SABER COMO ESTAR O ANDAMENTO DA CARTA RESPONDENDO O QUESTIONÁRIO QUE EU MANDEI NO COMEÇO DO ANO PARA A COMUNIDADE ALIANÇA ATÉ AGORA NÃO ME MANDARAM RETORNO EU DEVO MANDAR OUTRO EMAIL PRA COMUNIDADE ALIANÇA? DESDE JÁ AGRADEÇO A COMPRENÇÃO E QUE DEUS OS ABENÇOE SEMPRE

  10. Fagner Mendonça

    Queria por favor que me informassem o andamento do email que enviei com o questionário. O email foi enviado no começo do ano; já enviei outros emails perguntando e me disseram que o email com o questionario não havia sido recebido. Então me pediram pra que enviasse novamente e que entrasse em contato pra confirmar, assim o fiz, no mês passado envie outro email e liguei perguntanto, ai pediram pra eu aguardar e que no dia seguinte iriam entrar em contato comigo, só que até agora não obtive resposta. Enviei para o email vocacao@cancaonova.com. Fiquem na paz, que Deus os abençoe!

  11. Daniela Mariano dos Santos

    Ola, boa noite, a Paz

    Amados, desde o início deste ano, tenho sentido uma necessidade maior de evangelizar e ser evangelizada, após comparecer à festa da Divina Misericórdia em Cachoeira Paulista, esse sentimento só fez crescer.
    Iniciei um curso de Teologia, para leigos, na paróquia que participo e me vejo cada vez mais interessada pela vida vocaional.
    Estou fazendo direcionamento espiritual com o padre que ministra o curso para mim para ter a certeza que estou desenvolvendo de fato um chamado de Deus.
    Como eu amo demais a canção nova e vivo, mesmo que aqui de longe, as experiências que vocês nos transmite através da TV, pensei em seguir a vida vocacional sendo uma consagrada junto a vocês. Resolvi pesquisar pra saber os requisitos, pois já sabia que havia um ano de preparação para tanto, e vi que existe uma delimitação de idade para o ingresso!
    Eu tenho 37 anos, sou solteira, nunca me casei, não tenho filhos, moro com meus pais e gostaria de saber se posso iniciar o processo?!
    Aguardo ansiosa

    Obrigada e boa noite

  12. Flora Correia Silva

    Quero saber como faço para fazer parte da comunidade de aliança da canção nova,preciso mandar uma carta?

  13. Andréia Costa Silva Ferreira

    Bom Dia!! Enviei a alguns dias um contato via e-mail solicitando a participação no Caminho para a Comunidade de Aliança. Ainda não obtive resposta. Podem me informar se receberam o contato.
    Grata,
    Paz e Bem!
    Andréia

  14. Andréia Costa Silva Ferreira

    Bom Dia! O E-mail foi enviado para esse mesmo que indicaram, mas vou reencaminhá-lo. Se eu enviar o contato por carta convencional seria mais fácil? Qual o endereço?
    Grata, Andréia Costa

  15. Boa noite,
    porque mando e-mail e vcs não respondem 🙁

  16. Bruno Ribeiro de Almeida

    o caminho vocacional e só para quem quer ser padre?

    • vocacional
      vocacional

      Não Bruno, no Carisma Canção Nova existe sacerdotes, celibatários, solteiros e casados.

  17. Marcelle Melo

    Bom dia, a paz de Cristo e o amor de Maria,
    Gostaria de saber se os jovens que não tem a casa de missões em seu estado, como podem fazer para viver uma vida vocacional na canção nova?
    Também vi nos requisitos que tem que esta trabalhando, trabalho mas no estado do Espirito Santo, e caso fosse aceita como na canção nova como faria para me sustentar, já que mudaria de cidade e estado?
    Outra fato é que participei sempre na catedral da cidade que não é uma comunidade de bairro, mas uma central que todos vão e não doava o dizimo, como faço para comprovar os anos de caminhada.
    Participo de grupos de oração carismáticos mas não tenho função, pois frequento grupos diferentes.

  18. Ola irmaos,a paz a todos,dez de que passei a ser um membro engajado da minha paroquia tenho a necessidade de estar sempre fazendo algo de concreto pelo reino de Deus,porem quando tive um contato mais profundo com a cançao nova algo diferente aconteceu,gerando uma constante inquietude e um desejo insaciavel de estar sempre em oraçao e a serviço do senhor e o carisma canao nova tem atraido amim e minha esposa de uma forma muinto especial,e quanto mais participamos dos grupos da missao aqui da nossa cidade (vit. da conquista) nao temos duvida de que o senhor tem colocado em nossos coraçoes o desejo de fazer parte desta comunidade, gostariamos de saber mais sobre os proscimos passos a serem dados,abraço a todos.

  19. Isaac sousa

    Oi, mandei u, e-mail para vocês sobre oq devo fazer para entrar na comunidade de Aliança da Canção Nova, mas nao obtive resposta.

  20. Marcio Matos de Carvalho

    Como posso conhecer a comunidade de aliança, pois procuro compartilhar minha vida com a comunidade espero resposta OK.

    • vocacional
      vocacional

      Márcio vc mora em que cidade? Pois a comunidade de aliança está sempre enucleada a uma das Missões da CN.

  21. carlos alberto pires da silva

    Amados irmãos. paz e bem. tenho 30 anos estou solteiro e por vontade propria optei viver os votos de pobreza, castidade e obediencia. fui no HOSANA BRASIL EM 2011 e senti fortemente o chamado de Deus em mim para me lançar por inteiro e com mais afinco no serviço do Reino de Deus como evangelizador, pois devo levar esse amor que sinto áqueles que precisam. A maturidade psicologica evolui de acordo com o processo de aquisição do equilibrio emocional e de uma formação humana bem trabalhada, por isso d
    http://www.google.com.br

  22. Keicyane Altrão Rodrigues do Nascimento

    Tenho 17 anos,apartir de qual idade posso engressar na caminhada com a familia canção nova ?

  23. Gostaria de saber se o casal pode enviar um só e_mail / carta ou se escrevem separadamente?

  24. EVANDRO SANTOS OLIVEIRA

    BOA TARDE! NA PAZ DESTA CANÇÃO NOVA

    QUERO CONHECER DE PERTO PARA FAZER PARTI DESTA AÇÃO DE CRISTO.

  25. MILEIDI VENANCIO DOS SANTOS

    OLA A PAZ DE JESUS !!!! EU E MEU ESPOSO JA TEM ALGUM TEMPO QUE SENTIMOS EM NOSSO CORAÇÃO DE VIVER SOMENTE POR DEUS E PRA DEUS . SENTIMOS UM CHAMADO DE VIVER EM COMUNIDADE MUITO GRANDE . JA FAZEMOS PARTE A RCC A QUAZE DEZ ANOS … O QUE DEVEMOS FAZER ?????

    • vocacional
      vocacional

      Aqui nesse artigo estão os critérios. Veja a casa de missão da Canção Nova mais próxima a vocês e entre em contato. Deus abençoe você

  26. irenir aparecida borlini

    olá! a muito tempo eu tenho certeza da minha vocação, sempre sempre , fui, sou, apaixonada pela vida dos santos a entrega total deles me fascina, porem nunca tive coragem de sair da minha zona de conforto , porque eu sei que essa vocação é entrega absoluta á DEUS , e ELE me chama noite e dia sem parar ,sério a muitos anos que todo dia eu ”penso” nisso. meu pai e minha mãe são ”muito” católicos, eu e minha irmã catequistas cordenadora de catequese ministras da EUCARESTIA . ELE me chama para algo mais oque eu faço por onde eu começo ?

    • vocacional
      vocacional

      Olá Irenir, a vocação é um Dom de Deus. Ela pode florescer dentro da própria casa, na família, na paróquia em alguma comunidade ou congregação. É importante que você peça ajuda e tenha um diretor Espiritual para direcioná-la;. Deus abençoe

  27. Conheci a CN depois de 2 anos de retorno a vida em comunidade aqui na minha universidade, conheci ao longo desse período alguns amigos que são ou já foram vocacionados e despertei certo interesse em me aprofundar no carisma.

    Que seja feita a vontade de Deus…

  28. Boa tarde, somos de Arraial do Cabo e gostariamos de fazer parte desta obra maravilhosa.
    Precisamos fazer um e-mail individual ou familiar?

    Desde já agradeço.

    Fiquem com Deus

  29. vocacional
    vocacional

    Olá Marcos a paz, o candidato pode iniciar o caminho vocacional namorando. Havendo o discernimento de que deve deixar tudo para ingressar na comunidade ele deve romper o relacionamento. Isso acontece quando o próprio candidato toma a decisão.

  30. vocacional
    vocacional

    Olá Victor, a paz para ter as informações acesse aqui no blog Discernimento Vocacional e click na opção Comunidade de Aliança. Deus abençoe você

  31. DAYANE LIMA

    Óla mim chamo Dayane tenho 18 anos . amo a cançâo nova pois mim ajudou muito no meu processo de converçôa hoje sou pessoa que sirvo a Deus na minha igreja, sou catequista, prego a palavra, sou vice cordenadora do grupo de oraçôa como falei ama essa obra de Deus e mim nasceu a vontade de servir na comunidade estou rezando para Deus mim ajudar.

  32. Oi a paz de Jesus! Sou casada graças a Deus tenho 35 ano tenho dois filhos um lindo rapaz que Já se casou e uma garotinha de 7 anos me converti pela RCC tenho 11 anos de caminhada fui coordenadora de grupo durante 4 anos, somos uma familia que procura viver longe de tudo que é mundano é muito bom ser toda de Deus é maravilhoso ter minha familia nos caminhos de Deus sei que não podemos fazer parte da comunidade canção Nova, mais de certa forma fazemos parte desta obra linda, só queria receber a graça um dia ver eu e minha familia ser abençoada pessoalmente pelas mãos Santas do Padre Jonas.
    Você que deseja entrar nesta obra linda primeiro é preciso renunciar tudo que é do mundo que ainda grita dentro do seu coração, para poder ter a coragem de colocar Jesus acima de tudo em tua vida, até mesmo acima de teu pai, tua mãe, teu namorado(a), Jesus precisa está acima de
    tua própria vida. SER SERVO DE DEUS NÃO É UMA BRINCADEIRA, NEM MESMO DENTRO DE TUA PRÓPRIA CASA.
    ABRAÇO JUVENTUDE!

  33. Thamires Martins

    Olá, gostaria de saber se tem algum questionário para responder no e-mail. Obrigada

  34. Wanda Brito Balbi

    Bom dia Canção Nova eu sempre acompanhei a canção nova na minha vida e admirei muito a coragem e fé.
    Foi essas duas qualidade muito bem estabelecida dentro da canção Nova isso faz a diferença em tudo.
    Gostaria muito de fazer o caminho porém acho que não estou dentro dos padrão da comunidade.
    Eu estive na vigília do dia 17/01/15 na igreja da Penha e lá vi que o povo sabe das coisa onde vem de longe buscar suporte para sua fé inclusive eu foi pra buscar fé esta com que reza com fé onde esta difícil no nosso dia hoje quero ser uma amiga na Canção Nova participar com vocês esse é meu desejo do fundo do meu coração.
    Um abraço Wanda Brito Balbi

  35. quero seguir pois eu senti o chamado do SENHOR quero muito ser cervo sou musico trabalho no caps da cidade vizinha e de fato me sinto preparado faço parte do grupo de oraçao des de quando nasci
    me ajudem a revolucionarem essa misssao que Deus tem pra mim amo ajudar a quem precisa .

  36. Ser canção nova na dimensão de aliança (segundo elo) não residindo em Vitória da Conquista, mas em uma cidade próxima, mais ou menos 2 horas de distância de Vitória da conquista, é possível?

  37. felipe cavalheiro bueno

    quero ser cantor da cançao nova em cachoeira paulista como faço ? qual o processo ?

    • vocacional
      vocacional

      Bom dia Felipe,
      Você deseja ser um voluntário ou quer fazer um discernimento vocacional?

  38. É possível fazer o discernimento vocacional namorando?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *