Segundo Elo

2 de Fevereiro - Nosso Compromisso

2 de Fevereiro – Nosso Compromisso

Em primeiro lugar, não se entra para uma comunidade de uma hora para outra; assim como não se casa com uma pessoa da noite para o dia.

É necessário um conhecimento de ambos os lados. Por isso, o primeiro passo é conhecer melhor a Canção Nova e deixar que nós também o (a) conheçamos.

Acreditamos que a Canção Nova não nasceu de um projeto humano, mas sim de uma iniciativa de Deus. Não houve um projeto anterior que nos precedeu e determinou nossa maneira de vida e atividade. Tudo foi se mostrando pouco a pouco através dos acontecimentos: o nosso chamado, nosso modo de vida, nossa missão… Tudo nos foi dado. Isso dá sabor e entusiasmo à nossa vida, ela não é estática, mas participa do dinamismo do Espírito. Somos conduzidos pelo sopro de Deus.

Padre Jonas debruçando-se sobre os nossos documentos e a nossa história, define assim o caminho para os casais: o primeiro núcleo que começou a experiência de vida em comunidade era composto de oito jovens, entre rapazes e moças, Padre Jonas e três religiosas. Com o passar dos anos foram se destacando as características da nossa vida. Elas dizem o que somos. Uma das características é que a Canção Nova é uma Comunidade jovem.

Ele diz: “Tenho a sensação de que para vivenciar o novo que a Canção Nova traz em si é preciso ter espírito jovem, e a juventude da idade se ajusta bem a isso pela ausência de mentalidade, estrutura de vida e compromisso já fixados e enrijecidos. A presença de jovens dá uma cor peculiar à Canção Nova.”

Hoje reconhecemos que aqueles que são chamados a ingressar no Núcleo da Comunidade precisam ser jovens em idade e precisam ter espírito jovem. Eles se amoldam melhor à nossa estrutura. A essência da nossa comunidade é jovem. O Dom que recebemos de Deus é de tal maneira que só os jovens conseguem se amoldar. Por tudo isso, diante do nosso Carisma, ele se posiciona assim”:

Os casais que são chamados ao Núcleo da Comunidade Canção Nova são aqueles que nasceram dos próprios jovens que já ingressaram na Comunidade, que já se amoldaram ao seu ritmo, ao seu modo de vida, à sua missão; portanto, os casais que aqui estão, são de jovens que namoram, noivam e se casam dentro da Canção Nova.

Aqueles que já são casados já têm uma estrutura de vida, ou tem filhos, torna-se muito mais difícil a adaptação ao modo de vida da Canção Nova. Para os casais, e também para pessoas solteiras – acima de 28 anos (com filhos ou sem filhos) -, e para viúvos, Deus tem um chamado especial: serem membros Comunidade no modo de compromisso Segundo Elo  ou serem engajados ou amigos.

Também é importante observar que, para ser um candidato da Canção Nova ao Segundo Elo, é necessário certos requisitos que fazem parte do perfil de um candidato à nossa Comunidade:


A pessoa precisa identificar o chamado de Deus para fazer parte da Comunidade;

“Toda vocação cristã vem de Deus, é dom divino. O primeiro critério do discernimento é a identificação do chamado do Senhor” (Documento da Pontifícia Obra para as Vocações Eclesiásticas: Nova Vocação para uma nova Europa).

A pessoa que se sente chamada à Comunidade Canção Nova, precisa ter tido o seu encontro pessoal com Jesus no mínimo há três anos;

“A missão da Comunidade Canção Nova é evangelizar, comunicar Jesus e a vida nova que Ele veio trazer” (Estatuto Canônico).

A pessoa precisa participar da sua Comunidade Paroquial, no mínimo há três anos. Ex: Catequese, Pastorais e Movimentos;

“A Comunidade Canção Nova, como associação de fiéis cristãos, cultive e aprofunde, portanto sua pertença e inteira comunhão com a Igreja Católica” (Estatuto Canônico)

A pessoa deve ter tido o seu batismo no Espírito Santo, no qual se inicia a vivência da experiência dos dons carismáticos com a Renovação Carismática Católica (RCC);

“O carisma Canção Nova só se realiza quando somos carismáticos, e não existe outra maneira de realizá-lo” (Nossos Documentos, Vol. 02).

A pessoa precisa trabalhar e ser responsável pelo seu sustento;

“Somos profissionais do Evangelho. É por isto que o ser trabalhador torna-se uma característica fundamental na Canção Nova” (Nossos Documentos – Vol. 01).

A pessoa precisa viver a castidade dentro do seu estado de vida e buscar maturidade e equilíbrio afetivo e sexual;

“O nosso primeiro chamado é viver em Comunidade. Todos têm necessidade do amor puro de seus irmãos para o seu equilíbrio afetivo” (Nossos Documentos –Vol. 1). “Castidade é uma virtude moral. É também um dom de Deus. O Espírito Santo concede este dom de imitar a pureza de Cristo àquele que foi regenerado pela água do Batismo”. (CIC 2345)

A pessoa precisa ter uma vida de oração, cultivando o seu relacionamento com Deus;

”Espiritualidade é o nosso relacionamento com Deus”. (Nossos Documentos Vol. 1) – “A nossa vida de oração deve ser a de Jesus. Jesus que se entregou totalmente ao anúncio do Evangelho orava sem cessar, buscando ocasiões para entrar em profunda intimidade com o Pai.” (Nossos Documentos Vol. 2).

A pessoa precisa viver os princípios cristãos da nossa Igreja Católica;

“Os membros do Segundo Elo sejam ajudados a descobrir e assumir as exigências da sua vocação batismal” (Estatuto Canônico).

A pessoa precisa residir próximo a uma das Frentes de Missão da Canção Nova, de modo que, ao ingressar na Comunidade, o membro consiga participar das formações e atividades semanalmente;

“Segundo Elo: são aqueles que constituem aliança em torno do Núcleo, não vivem em regime de dedicação integral, continuam a residir em suas próprias residências. São chamados a viver a identidade e missão da Comunidade Canção Nova, nas condições ordinárias da própria família, profissão, vida social” (ECN).

Para haver um contato mais aprofundado com a Comunidade e seu Carisma, é muito importante a aproximação com uma das nossas Frentes de Missão. Antes de iniciar o caminho vocacional, a pessoa deve procurar conhecer, pessoalmente, a Comunidade Canção Nova, sua Sede em Cachoeira Paulista-SP ou uma de nossas Frentes de Missão;

O conhecimento é a base para um bom discernimento vocacional”.

Se ficou ainda alguma dúvida, acesse as Perguntas Mais Frequentes ou entre em contato: vocacional@cancaonova.com