Forte em todos os desafios

A Palavra de Deus narra a história de Daniel, que era um jovem fiel a Deus. Viveu todos os tipos de desafios a ponto de ser perseguido, capturado e jogado numa cova (gruta) com leões famintos.  Para nós hoje esta história parece surreal, mas naquele tempo as autoridades políticas criaram uma lei que obrigava todas as pessoas que não adorassem ao rei, serem lançadas numa cova com leões. Daniel não traiu o seu Deus e permaneceu forte em todos os desafios. Firme e fiel ao Senhor ao qual ele servia.

Mas, Deus usa de um rei pagão para encorajar aqueles que lhe são fiéis. Vejamos o que o rei fez com Daniel 6,17-19: “O rei mandou, então, trazer Daniel para ser jogado na cova dos leões. O rei disse a Daniel: “O teu Deus a quem tu sempre cultuas há de livrar-te!”

Pregação Fortes na tribulação – Hosana Brasil 2011

O que ensina Daniel?

Daniel nos ensina o segredo para ser forte em todos os desafios, superar as provações: ele foi para a cova dos leões. E quantas vezes nós nos sentimos assim, sendo entregues aos leões, entregues às provações, aos desafios do nosso dia a dia. No entanto, o mesmo rei que o havia lançado na cova dos leões vai ver o que havia acontecido:

“Chegando à cova, onde estava Daniel, o rei, aflito, gritou: “Daniel, servo do Deus vivo, teu Deus, a quem sempre cultuas, foi capaz de livrar-te dos leões?”

Daniel falou: “Viva o rei para sempre! Meu Deus mandou seu anjo para fechar as bocas dos leões e eles não me incomodaram, pois fui considerado inocente diante de Deus da mesma forma como também contra ti, ó Rei, nenhum crime cometi. O rei ficou contentíssimo e deu ordens para tirarem Daniel da cova. Quando o tiraram não encontraram nele um arranhão sequer, pois ele havia confiado no seu Deus.

Deus não o [Daniel] poupou de entrar na cova dos leões, mas esteve com ele e poupou-lhe a vida.

Jesus no Horto das Oliveiras: forte em todos os desafios

No Evangelho de São Lucas 22,39-44. Nele o evangelista não fala da cova de leões, mas revela o mistério do fortalecimento para enfrentar a tribulação: é justamente a oração de Jesus no Monte das Oliveiras. Ele ensina como ser forte em todos os desafios:

Você conhece alguém que começou a frequentar a igreja que um dia já lhe disse: “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”? Jesus nos ensina agora que esta frase não é verdadeira. Somente aquele que tem a coragem de entrar na “cova dos leões” e subir até o “Monte das Oliveiras” pode experimentar a vitória diante dos desafios.

Aquele que passa por desafios e deixa a oração de lado, não abre as portas para Jesus e sim para o demônio. A oração é um crescimento que nos leva ao céu. E quem se fecha à ação de Deus se abre à ação do maligno.

A vitória no combate vem do céu

Estar preparado para vinda do Senhor

A primeira investida de satanás àqueles que estão passando por grandes desafios é fazer com que eles duvidem de que Deus é Pai. Em meio às dificuldades, Jesus chama Deus de “Pai”. Quantas pessoas, em meio ao desafio, acham que Deus foi embora, e Jesus faz esta oração justamente para que nós não nos esqueçamos dessa verdade.

O segundo segredo para vencermos os desafios é colocarmos a vontade de Deus em primeiro lugar, porque no tempo que enfrentamos dificuldades, privações, incompreensões a nossa vontade é oprimida pelos nossos sentimentos. Essa tempestade do coração derruba o ser humano muito mais do que acontece em seu exterior.

Por isso Jesus disse ao Pai: “Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice” e o Pai silenciou. E é neste momento que, muitas vezes, o nosso coração começa a duvidar de Deus.

Deus Pai silenciou, e Jesus, por entender o silêncio do Altíssimo, conclui: “Contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua!”

Você viu que a leitura não termina aqui, Deus Pai intervém como está escrito no versículo 43: “Apareceu-lhe um anjo do céu, que o fortalecia”. Não tem sentido pedir a Deus que nos livre das provações e desafios.  Na verdade, Ele te quer uma pessoa forte.

Forte em todos os desafios que a vida nos apresenta. Forte para dar uma resposta à Voz de Deus que te chama e talvez você precise enfrentar grandes desafios para respondê-la. Forte para enfrentar a incompreensão da sua família diante do seu chamado. Forte para renunciar às conquistas terrenas que você obteve até agora. Forte para deixar sua namorada ou namorado. Forte para remar contra a maré do mundo que te chama para outros prazeres. Ele te quer FORTE e um atleta só pode ser forte, ter resistência, se for provado, treinado em meio aos desafios, para se fortalecer.

Fonte: Pregação do Pe. Fabrício Andrade – Hosana Brasil 2011

Jejum de Daniel: treino para se tornar forte

Na história da Igreja, o jejum, sempre foi uma forma de penitência que nos ajuda a disciplinar o corpo, pois o pecado e as tendências que trazemos para o mal, só podem ser superadas se frearmos o nosso corpo. Nós, medíocres que somos, não temos a maturidade necessária para a santidade, por isso não seríamos capazes de nos manter em ordem, naquele equilíbrio que “tempera” a vida, sem o auxílio do jejum.

Formação Canção Nova

Roteiro para a oração pessoal nos dias do Jejum de Daniel

1º Ore o Salmo 15 e tome posse da herança que o Senhor reservou para você.

2º Ore o Salmo 19 e levante bandeiras de vitória na sua vida, em nome do Senhor.

3º Ore o Salmo 23 e deixe entrar o Rei da Glória na sua vida e na sua casa.

4º Ore o Salmo 33 e prove como o nosso Deus é bom.

5ºOre o Salmo 56 e mantenha o seu coração firme em meio as dificuldades.

6º Ore o Salmo 31 e receba o maravilhoso perdão que Deus tem para você.

7º Ore o Salmo 85 e creia que o Senhor ouve você nos dias de angústia.

8º Ore o Salmo 102 e bendiga o Senhor que afasta de nós os nossos pecados.

9º Ore o Salmo 26 e vença todo medo com a luz e a salvação que vem do Senhor.

10º Ore o Salmo 29 e exalte o Senhor que livra você de todos os males.

11º Ore o Salmo 114 e declare o seu amor e gratidão ao Senhor.

12º Ore o Salmo 24 e volte seus olhos só para o Senhor e seus caminhos.

13º Ore o Salmo 83 e encontre um abrigo seguro junto do coração de Deus.

14º Ore o Salmo 53 e declare que o Senhor já esta vindo em seu auxílio.

15º Ore o Salmo 120 e creia: o socorro vem somente do Senhor.

16º Ore o Salmo 148 e louve o nome Santo do Senhor com toda a criação.

17º Ore o Salmo 125 e creia na promessa: você colherá frutos de alegria.

18º Ore o Salmo 146 e adore o Senhor que cura o seu coração ferido.

19º Ore o Salmo 137 e cante ao Senhor na presença dos seus anjos.

20º Ore Lucas 1, 46-55 e engrandeça o Senhor de todo o seu coração.

21º Ore Efésios 1, 3-12 e creia: você já recebeu todas as graças do céu em Cristo Jesus. Aleluia!

Se você se sente atraído pela Canção Nova escreva para nós: vocacional@comunidadecancaonova.com 

Você foi atraído pela canção?

 Siga-nos nas Redes Sociais:

 twitter.com/vocacionalcn  instagram.com/vocacionalcn  facebook.com/vocacionalcancaonova

Comments

comments