Jesus: fonte e centro da amizade

 

Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Um amigo fiel não tem preço, é imponderável seu valor. Um amigo fiel é um bálsamo vital e os que o temem o Senhor o encontrarão.”

( Eclo: 6, 14-16; )

 

 

 

Acredito que se buscarmos ao Senhor com todo o nosso coração e com toda a nossa alma, com toda a nossa força e com todo o nosso entendimento, tratando-o como “um verdadeiro amigo”, Ele, naturalmente, providenciará amigos em nossas vidas. No entanto, isto se concretizará somente se buscarmos, primeiramente, ser amigos de Jesus.

A Palavra de Deus é muito clara: “Um amigo fiel é um bálsamo vital e os que temem o Senhor o encontrarão”. O temor ao Senhor é o princípio e origem de toda amizade. Observe que isto é uma lei natural do Reino de Deus. Se procurarmos a Deus com todo o nosso ser, Ele, providencialmente, nos fará encontrar este amigo fiel, bálsamo vital, refúgio e tesouro precioso. Por isso, podemos dizer que a fonte de toda a amizade é Deus.

Ao invés de ficarmos procurando com as nossas próprias forças e iniciativas “os nossos amigos”, deixemo-nos possuir inteiramente pelo amigo por excelência, Jesus. Caso contrário, ficaremos mendigando o “amor” das pessoas com o intuito de preencher os nossos corações. Certamente, só encontraremos esmolas e resto, uma vez que estas mesmas pessoas não poderão – por melhores que sejam – corresponder à nossa necessidade mais profunda de amor. Temos ido com muita sede ao pote. Esquecemo-nos que, inicialmente, a amizade pode até parecer verdadeira e eterna, mas com o tempo descobrimos que não passava de um afeto passageiro e doloroso. Tais sentimentos, se baseiam num sentimento construído com esforço e iniciativa humana, e não uma amizade verdadeira, vinda do coração de Deus. Cultivar afetos deste gênero só nos levará a amargas decepções que, consequentemente, causarão feridas e chagas interiores que nos fecharão a outros relacionamentos. Assim, desacreditaremos na existência e na credibilidade do amigo.

Esta passagem bíblica do livro de eclesiástico nos revela um segredo a respeito da amizade. Um caminho mais curto e eficaz. Se quisermos encontrar este tesouro que é o amigo, temos que encontrar primeiro o grande tesouro que se chama Jesus.

Não são poucos aqueles que afirmam que fazer amigos é fácil e simples. O difícil e complicado, porém, é cultivar as amizades que conquistamos. E isto ocorre devido as limitações e misérias que possuímos como pessoa. Às vezes, uma amizade que levou um bom tempo para ser solidificada, repentinamente, desmorona em um piscar de olhos. E pior ainda: aquilo que antes era amor se transforma em um grande sentimento de ódio. Se não soubermos controlar essas fragilidades que existem em nós perderemos muitos amigos.

É na amizade com o Senhor que aprendemos a ser verdadeiros amigos. É na intimidade com o Senhor que Ele nos ensina a estar atentos ao outro, a acolhermos o outro como ele é, a compreendê-lo com seus problemas e diferenças e amá-lo. Jesus mesmo é quem nos ensinará a cultivarmos uns aos outros, apesar dos contratempos e diferença de temperamentos. Nos ajudará a perdoar quando for preciso e, principalmente, a ser remédio e bálsamo para as chagas que necessitam ser curadas.

Na escola de Jesus é diferente. O movimento é contrário. Ao invés de nos fecharmos e ter nojo das feridas e misérias do outro, seremos bálsamo vital e ajudaremos o nosso amigo a alcançar a cura. Seremos um instrumento de amor e não de julgamento. Não seremos apenas mais um, mas teremos uma atitude de acolhimento sincero. O amigo não pára diante dos defeitos, mas tem a capacidade de ir além. Portanto, a verdadeira amizade gira em torno de Cristo, pois Ele é o centro e a fonte da amizade verdadeira.

 

 

Comments

comments