Núcleo

O Núcleo da Comunidade Canção Nova

Uma vida de dedicação integral. É assim que vive um membro consagrado da Canção Nova que fez o seu compromisso no Núcleo da comunidade. No Diretório da Com. Canção Nova (documento interno), traz as principais características do Núcleo:

A atuação Missionária dos membros do Núcleo ocorre nas Obras Canção Nova e/ou nas entidades parceiras, como a Fundação João Paulo II e demais instituições parceiras. Em qualquer lugar que estejam, empenham-se na evangelização, contribuindo para a propagação do Reino de Deus.
Os membros consagrados do Núcleo que são solteiros(as), celibatários(as), seminaristas ou padres, moram em residências comunitárias, seja nas dependências da própria Comunidade ou em moradias próximas umas das outras a fim de favorecer o convívio fraterno. São residências femininas ou masculinas.

 Uma dedicação de vida integral.

Vivemos da Divina Providência que se manifesta de forma muito concreta pela generosidade de muitas pessoas que realizam doações espontâneas, participam em nossos eventos, adquirem produtos de evangelização etc. À luz do Magistério da Igreja, a Comunidade é responsável pela subsistência digna dos membros consagrados que compreenda alimentação, cuidados com a saúde, vestuário e possibilidade de um período de descanso anual.

A disponibilidade para remanejamentos dos membros consagrados do Núcleo, nos diversos estados de vida, ocorre por força do próprio compromisso missionário assumido com a Comunidade, e em espírito de obediência, colocam-se à disposição para o apostolado em quaisquer situações e lugares. Caso haja impedimentos concretos que possam limitar os remanejamentos, serão avaliados pelo Conselho Geral.

Elias Júnior Comunidade Canção Nova

Os membros consagrados do Núcleo são responsáveis pela perpetuação do Carisma Canção Nova, pois o nosso primeiro chamado é o viver em Comunidade e a vivência comunitária é a fonte do Carisma. Mas, a perpetuação deve ser entendida como zelo e continuidade fecunda do Carisma para que ele não se desvie da inspiração original.

Nosso primeiro chamado é viver em comunidade

A Canção Nova é, antes de tudo, uma comunidade-fermento, que leva vida e transformação à sociedade onde está inserida. Uma obra de Deus para os tempos de hoje. A Canção Nova traz, nas suas regras de vida, uma escola de Santidade, formando Homens Novos para o Mundo Novo. Não somos um modelo de vida já perfeito, mas um modelo de vida suado, em luta, dia-a-dia, nesta escola de santidade, para passar do homem velho ao homem novo. Somos formados na oficina da vida. Um processo que levará a vida inteira para “colocar para fora” e fazer vir à luz o homem novo, a criatura nova à imagem de Jesus Cristo, o Homem Novo. Para gerar e dar à luz uma comunidade renovada, modelo de um novo sistema de sociedade, célula viva de uma humanidade nova, de um mundo novo que há de vir.

Carine Fernandes
Comunidade Canção Nova

Evangelizar é isto: é dar uma vida que se vive!

 

A Canção Nova é feita para os outros. A sua missão específica é evangelizar, comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos trouxe, por meio dos encontros e dos meios de comunicação. É algo da nossa essência e identidade: antes e acima de tudo, cada um de nós é consagrado, o que nos leva a uma vida austera, sóbria e humilde para espalharmos pelo mundo a semente de uma Nova Geração. O Senhor nos projeta nesta realidade de que “uma comunidade só pode florescer se existir para uma finalidade fora de si mesma”.

A nossa finalidade essencial é sermos uma Comunidade de Evangelização para nós e para os outros, tendo como modelo Jesus e Maria. Há outras chaves tão importantes como estas que deixei de registrar aqui, porém, nós as iremos descobrindo, pouco a pouco, à medida em que cada um de nós for se deixando penetrar por esse mistério maravilhoso, o Carisma Canção Nova.