Podcast

Canção Nova, um Carisma

O Podcast ‘Fonte do Carisma’ nasceu da aspiração de levar você à fonte do Carisma Canção Nova. A fonte de todo carisma é o Espírito Santo, pois Ele é o Autor de todos os Dons. É o Espírito que nos dá os Seus dons. Por isso, um Carisma autêntico é irrepetível! Há muitos Carismas de evangelização na Igreja, muitos parecidos, mas cada Carisma é único em todos os elementos que o compõem.

A música é um Dom

A música também é um Dom. Padre Jonas orientou a comunidade sobre o poder que a música tem em nossas vidas. Ela é um Dom, mas que precisa ser bem administrado, como ele nos explica: “se as imagens penetram pelos nossos olhos e atingem até o nosso inconsciente e aí ficam gravadas, igualmente os sons captados pelos ouvidos atingem o nosso inconsciente e, o mais importante, lá permanecem vivos e atuantes. O que captamos pelos ouvidos nos atinge mais do que o que vemos. (Nossos Documentos, n. 1598)

A canção do Homem Novo

A Canção Nova é como uma música que brota do coração de Deus. É também a canção do homem novo, da nova criatura. “Cantai ao Senhor um cântico novo” (Sl 96, 1), exorta o salmista. Santo Agostinho comenta assim as palavras do Salmo: “O homem novo sabe qual é o canto novo”. O homem novo reconhece e sabe distinguir entre tantos sons, ruídos e barulho do mundo, qual é o canto novo.

O Cardeal Stanislaw Rylko, na missa solene celebrada na Basílica de São João de Latrão em Roma, em 2008, por ocasião do Reconhecimento Pontifício da Comunidade Canção Nova, citou Santo Agostinho e disse ainda: o cantar é expressão de alegria e, se pensarmos com um pouco mais de atenção, é também expressão de amor. Portanto, aquele que sabe amar a nova vida conhece também um canto novo…”

 A canção do Mundo Novo

É uma canção que faz novas todas as coisas. Padre Jonas diz em Nossos Documentos que “a nova sociedade, a humanidade nova nasce a partir de pessoas novas, renovadas pela presença e pelo poder de Deus que sobre elas repousa; que do velho tira o novo homem.”

Um Dom coletivo

A Canção Nova é Dom coletivo, um Carisma coletivo, ou seja, o Espírito Santo colocou o Carisma Canção Nova no coração do Padre Jonas. À medida que ele foi vivendo o Dom, manifestando em seu modo de vida, comunicando em seu jeito de ser, outras pessoas foram atraídas pelo Dom e se identificaram com o modo de evangelizar, de viver, de ser.

Então, Pe. Jonas foi percebendo que a Canção Nova foi “criada em cacho”. Ele explica: aprendemos também que Deus “cria em cacho”, como certos tipos de fruta. Assim como as frutas de um cacho são distintas, mas têm todas a mesma natureza (são todas uvas, ou bananas, e não somente são todas bananas, mas no mesmo cacho: ou são todas bananas-prata, ou são todas bananas-maçã) assim também, para atender a uma obra, Deus cria pessoas que são portadoras do mesmo chamado, do mesmo carisma e da mesma missão. Nisso elas se identificam. É isso que as atrai e as faz se unir e viver juntas: acabam descobrindo que foram feitas para aquela obraAcabam descobrindo que essa é a sua vocação. (Nossos Documentos, n. 632)

Podemos também dizer, como um coro. Uma música que é interpretada junto com os irmãos. Uma reciprocidade de dons e de sons. Juntos e organizados. Uma harmonia de notas que se fundem e formam uma linda melodia de louvor dos remidos do Senhor.

Por que um podcast?

O projeto começou na Rádio Canção Nova em 2020 com o programa “Canção Nova em minha vida”. Dentro deste programa, pra falar de forma mais clara sobre o Carisma Canção Nova, criamos o quadro “Fonte Canção Nova”.

Com o avanço das plataformas digitais nasceu o Podcast “Fonte do Carisma” no Google Podcast e Spotify. Nesta primeira fase, Vera Lúcia Reis (Verinha), formadora geral da Comunidade Canção Nova, apresenta o ‘Fonte do Carisma’, trazendo o elementos essenciais do Carisma Canção Nova.

Mas, em breve iremos trazer mais novidades para você: novos apresentadores e entrevistados. Enquanto você espera, pode curtir, semanalmente, um novo episódio. Além das plataformas digitais, você poderá acessar os novos episódios aqui no Blog Vocacional Canção Nova.

Clique na imagem para ouvir o Podcast Fonte do Carisma