Outubro, Mês das missões

Amados irmãos e irmãs, o mês de outubro é conhecido entre nós como o mês das missões e, neste contexto, gostaria de propor-lhes uma meditação partindo do Texto que está em Jo 12, 24-26. Leiamos:

“Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morrer, permanecerá só; mas se morrer produzirá muito fruto. Quem ama sua vida a perde e quem odeia sua vida neste mundo guardá-la-á para a vida eterna. Se alguém quer servir-me, siga-me; e onde estou eu, aí também estará o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”. 

A partir deste capítulo começamos a ser preparados pelo Evangelista para a última Páscoa de nosso Senhor Jesus Cristo. Lendo atentamente, iluminados pelo Espírito Santo, sentimos interiormente o aproximar-se da sua Paixão. Ele é o bendito “grão de trigo que cai na terra” e que não volta ao Pai sem ter cumprido sua missão. Assim disse Deus através do Profeta: “como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam, sem terem regado a terra, tornando-a fecunda e fazendo germinar, dando semente ao semeador e pão ao que come, tal ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não volta a mim sem efeito; sem ter cumprido o que eu quis, realizado o objetivo de sua missão” (Is 55, 10-11). 

Irmãos, “desde o princípio, os primeiros discípulos arderam no desejo de anunciar Cristo: ‘Nós é que não podemos deixar de dizer o que vimos e escutamos’ (At 4, 20). E convidam os homens de todos os tempos a entrar na alegria da sua comunhão com Cristo: ‘O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram acerca do Verbo da vida, é o que nós vos anunciamos, pois a vida manifestou-Se e nós vimo-la e dela damos testemunho: nós vos anunciamos a vida eterna que estava junto do Pai e nos foi manifestada. Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos, para que estejais também em comunhão connosco. E a comunhão em que estamos é com o Pai e com o seu Filho, Jesus Cristo. E escrevemos tudo isto para a nossa alegria ser completa’ (1 Jo, 1, 1-4)1”. O missionário é por excelência – ou ao menos deveria ser – aquele que arde no desejo de anunciar Cristo. Se não há mais ardor missionário é porque não há mais comunhão. No trecho acima o Catecismo da Igreja Católica, no número 425, está citando a primeira carta de São João 1, 1-4, da qual vou repetir um trecho: “O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram acerca do Verbo da vida, é o que nós vos anunciamos”. Anunciar é consequência de relacionar-se. São João diz que nós ouvimos, vimos, contemplamos, nossas mãos tocaram. Em outras palavras, nós fizemos uma experiência e isto vos anunciamos. Repito, anunciar é consequência do relacionar-se.

Queridos, se formos apaixonados pela vida de nosso Senhor, fará sentido para nós o que disse São Paulo: “a caridade de Cristo nos compele, quando consideramos que um só morreu por todos e que, por conseguinte, todos morreram” (2 Cor 5, 14) e ele continua no versículo 15, dizendo: “ora, ele morreu por todos a fim de que aqueles que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que morreu e ressuscitou por eles”. Outubro, mês das missões, ocasião para refletirmos: tenho vivido para mim mesmo ou tenho vivido para aquele que morreu e ressuscitou por mim? Minha vida tem sido tal qual lemos no Evangelho, um “grão de trigo que cai na terra”? A vida missionária só se entende sobre a ótica do amor, pois “ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15, 13). Senhor, eu te louvo por nos teres dirigido a vossa palavra. A quem iremos, Senhor, se só Tu tens palavras de vida eterna. É bom ouvirmos o Teu ensino, a Tua palavra. Obrigado, Senhor! Concede-nos, Senhor, ardermos de amor por Ti. Concede-nos que anunciemos a Ti onde quer que estejamos. Que experimentemos uma feliz inquietação por anunciar a Ti. Amém!

 

Referência:

1- CIC 425

 

Marcus Lemos – Segundo Elo – Canção Nova Aracaju

 

Marcus Lemos é missionário na comunidade Canção Nova, vivendo seu primeiro ano de consagração. Natural de Aracaju/SE, é casado com a missionária Nathalie Fontes, trabalha no setor de Educação a Distância (EaD) de um Grupo Educacional, é formado em Gestão da Tecnologia da Informação.

 

Comments

comments