Vocação, um desafio de amor.

Caro irmão, neste artigo meditaremos sobre o tema vocação, um desafio de amor. O tema é título de um dos livros do Mons. Jonas Abib. Convido, então, você a abrir seu coração e deixar que a semente da Palavra de  Deus caia nele e produza fruto.

“Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, que ele já tinha prometido por meio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, e que diz respeito a seu Filho, nascido da estirpe de Davi segundo a carne, estabelecido Filho de Deus com poder por sua ressurreição dos mortos, segundo o Espírito de santidade, Jesus Cristo nosso Senhor, por quem recebemos a graça e a missão de pregar, para louvor do seu nome, a obediência da fé entre as nações, das quais fazeis parte também vós, chamados de Jesus Cristo, a vós todos que estais em Roma, amados de Deus e chamados à santidade, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo” (Rm 1, 1 – 7).

Em Romanos capítulo 1, nós vemos que São Paulo se sabe chamado e escolhido para uma missão específica. Chamado a ser apóstolo e escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, diz ele. Isto aqui é de fundamental importância, pois só quem se sabe chamado não desiste do caminho escolhido. Este grande Apóstolo enfrentou muitas dificuldades no exercício do seu Ministério ou, podemos dizer, para viver sua vocação. Basta termos em conta que, como está escrito em 2Cor 11, 26, ele fez numerosas viagens. Sofreu perigos nos rios, perigos dos ladrões, perigos por parte dos seus irmãos de estirpe, perigos dos gentios, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos dos falsos irmãos!; e não só isso, pois diz o versículo 27 que ele enfrentou “fadigas e duros trabalhos, numerosas vigílias, fome e sede, múltiplos jejuns, frio e nudez!” Pergunto a você, meu irmão e irmã, quantas ou quais dessas coisas você já enfrentou no seu caminho de discernimento vocacional; ou até mesmo você que já é consagrado e caiu aqui neste post, quantas e quais dessas coisas você já vivenciou? Para respondermos positivamente ao chamado que o Senhor nos faz é preciso um coração que arde de amor por Aquele, que nos amou primeiro, como disse São João no capítulo 4, versículo 19 de sua primeira carta “ Quanto a nós, amemos, porque ele nos amou primeiro”. Enfrentaremos toda sorte de dificuldades para cumprir aquilo que o Senhor nos pede, mas não é a quantidade ou os tipos de dificuldade que enfrentamos que darão qualidade ao nosso caminho vocacional ou à nossa consagração, mas para onde eu olho. Olha para quem te olha, disse Santa Teresa de Jesus. Quero insistir mais uma vez com a Palavra de Deus. E é mais uma vez São Paulo quem nos ensina em Filipenses 3, 13-14 capítulo 3 versículos 13 e 14: “Irmãos, diz ele, não julgo que eu mesmo o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me do que fica para trás e avançando para o que está diante, prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus”. Meu irmão, minha irmã, prossiga para o alvo! Aleluia!

O autor da Imitação de Cristo diz que “o amor muitas vezes não conhece medida; a toda medida excede o seu ardor”. Recordo que no meu segundo ano de caminho vocacional para a minha querida Comunidade Canção Nova comecei a sentir grande dificuldade, mas recordo também que durante as tarefas de casa pensava na Paixão de nosso Senhor Jesus Cristo, lembrava do dia do meu encontro pessoal com Ele; isto foi, sem dúvida, alimento para continuar o caminho e hoje ser parte deste corpo, desta Comunidade de Amor e Adoração. Oro ao Senhor para que você aprenda a não medir, mas que tenha diante dos olhos o grande amor de Deus por nós. Diz o Salmo 49, 8 – 9 que “o homem não pode comprar seu resgate, nem pagar a Deus seu preço: o resgate de sua vida é tão caro que seria sempre insuficiente para o homem sobreviver sem nunca ver a cova”, mas Deus nos resgatou não com coisas perecíveis, isto é, com prata ou com ouro, mas por sangue precioso, como de cordeiro sem mácula, Cristo (cf. 1Pe 1, 18 – 19).

Vocação, um desafio de amor. Amemos, irmãos, porque Ele nos amou primeiro. Vamos orar: Senhor eu te louvo, eu te agradeço, por teres me resgatado do pecado, da morte, da minha vida errada. Agora, Senhor, ao sentir o Teu chamado, quero corresponder. Não é fácil, Tu sabes, mas quero corresponder. Ajuda-me, pois sem Ti nada posso fazer. Confio em Ti, espero em Ti e sei que Tu sabes o que é melhor para mim. Amém!

Virgem Maria, Tu que és bendita entre todas as mulheres, intercede por nós para que saibamos, a seu exemplo, dizer sim à vontade santíssima do Senhor. Amém!

Marcus Lemos é missionário na comunidade canção nova, vivendo seu primeiro ano de consagração. Natural de Aracaju/SE, é noivo da também missionária Nathalie Fontes, trabalha no setor de Educação a Distância (EaD) de um Grupo Educacional, é formado em Gestão da Tecnologia da Informação.

Comments

comments