A vontade de Deus é que sejais santos.

A vós, meus irmãos, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!1 Com muita alegria gostaria de compartilhar com você, caro leitor, mais um artigo. Neste mês meditaremos sobre santidade! Tomemos, então, a palavra do Senhor.

Segunda carta de São Paulo a Timóteo 2, 1 – 7: “Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus. O que de mim ouviste na presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para ensiná-lo a outros. Assume a tua parte de sofrimento como bom soldado de Cristo Jesus. Ninguém, engajando-se no exército, se deixa envolver pelas questões da vida civil, se quer dar satisfação àquele que o arregimentou. Do mesmo modo, o atleta não recebe a coroa se não lutou segundo as regras. O agricultor que trabalha deve ser o primeiro a participar dos frutos. Entende o que eu digo; e o Senhor te dará compreensão de todas as coisas”.

Gostaria de destacar o versículo 5, “do mesmo modo, o atleta não recebe a coroa se não lutou segundo as regras”. Estamos diante de um trecho riquíssimo do capítulo 2 da segunda carta de São Paulo a Timóteo! Aqui, no entanto, não o explicarei por inteiro. No versículo 5, o qual destaquei anteriormente, o Apóstolo nos fala de uma coroa que não será entregue caso o atleta não tenha lutado segundo regras estabelecidas. Daqui entendemos que, primeiro, existe alguém que compete; depois, regras e, por último, o prêmio. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “o caminho da perfeição passa pela cruz” e que “não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual”2. Ele, citando São Gregório de Nissa, nos diz ainda que “aquele que vai subindo jamais cessa de progredir de começo em começo, por começos que não tem fim.

Quem se eleva jamais cessa de desejar aquilo que já conhece”3. Eis o tempo de recordarmos, meus irmãos, que estamos todos num grande combate. Nosso combate, no entanto, “não é contra o sangue nem contra a carne, mas contra os Principados, contra as Autoridades, contra os Dominadores deste mundo de trevas, contra os Espíritos do Mal que povoam as regiões celestiais”4. Combatemos de acordo com as regras ensinadas pela Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo. Quanto ao prêmio, à coroa, é a vida eterna! Digamos como o Apóstolo Paulo: “prossigo para o alvo, para o prêmio da vocação do alto, que vem de Deus em Cristo Jesus”5 . Vamos, então, responder positivamente à vontade de Deus, a qual, nos diz o Apóstolo, “é que sejais santos”6 ?

Minha oração hoje é que eu e você respondamos positivamente à vontade de Deus e que a Virgem Maria nos ajude com sua intercessão e cuidado materno. Amém!

 

Referências:

1 – Cf. 2Cor 1, 2 (Tradução da Bíblia de Jerusalém)

2 – Cf. Catecismo da Igreja Católica, nº 2015

3 – O Catecismo da Igreja Católica cita, no número 2015, São Gregório de Nissa, In Canticum homília 8: Gregorii Nysseni opera, ed. W. Jaeger – H. Langerbeck, v. 6 (Leiden 1960) p. 247 (PG 44, 941).

4 – Cf. Ef 6, 12 (Tradução da Bíblia de Jerusalém)

5 – Fl 3, 14 (Tradução da Bíblia de Jerusalém)

6 – Cf. 1Ts 4, 3 (Nova edição da Bíblia da CNBB)

 

Marcus Lemos – Segundo Elo – Canção Nova Aracaju

Marcus Lemos é missionário na comunidade Canção Nova, vivendo seu primeiro ano de consagração. Natural de Aracaju/SE, é casado com a missionária Nathalie Fontes, trabalha no setor de Educação a Distância (EaD) de um Grupo Educacional, é formado em Gestão da Tecnologia da Informação.

 

Comments

comments