Temperamento Colérico

Print Friendly

Este temperamento é um temperamento forte! Que possui energia e entusiasmo como o sanguíneo, porém astuto! Inteligente! Ativo! Empreendedor!

Sua vida é uma luta de todos contra todos. Suas atitudes são realizadas de forma que as pessoas não percebam a real finalidade. Seu objetivo! É como se usasse uma máscara, para dar leveza a suas atitudes, pois deseja fazer com que os outros acreditem que ele é um bom sujeito. Porém uma característica forte deste temperamento é a sua necessidade de poder. Seu perfil controlador e desejo de poder, faz ele passar por cima de tudo e todos.

COLERICO

Possui raciocínio estratégico, brilhante e possui consciência desta qualidade. Por isto utiliza constantemente para atingir seus objetivos. Desenvolve sua ambição, explorando e burlando as pessoas e situações para que seu objetivo seja alcançado.

:: Temperamento Sanguíneo

Um fator que incomoda este temperamento é o reconhecimento de seus medos e possível “dependência” do outro. Quando se encontra nesta situação sempre tenta disfarçar e assumir o controle rapidamente, pois tem força para enfrentar seu medo e desafiá-lo.

Sua persistência é um fator encontrado tanto na execução de seus projetos quanto na sustentação de um argumento em uma discussão para que seu ponto de vista, sua vontade prevaleça. É um mal perdedor, almeja sempre a vitória e para isto planeja e prevê cuidadosamente seus atos, tendo um baixo índice de frustração. Tenta excluir seus sentimentos, por acreditar que os sentimentos podem levar a fraqueza, tornando-se uma pessoa forte e segura, mantendo uma distância emocional. A força executa, alcança metas, nada de humanidade ou misericórdia.

:: O que são os temperamentos?

A estratégia é uma forma de pensar inerente a ele. Utiliza este pensamento em todas as circunstâncias, inclusive nos relacionamentos, o que afeta diretamente sua vida afetiva, deixando em segundo lugar. Sendo um temperamento difícil de agradar e amar, pois nunca fazemos o suficiente para atender a expectativa dele.

colerico2Todas as características citadas acima, podem parecer ruins. Mas perceba o quanto são boas e fortes. E só o colérico possui. No entanto, é preciso exercitar para que toda esta força e potencial seja utilizado para o bem comum. Sua disciplina e determinação são tão fortes, que são capazes de conduzir para os melhores lugares. Seja a nível profissional, familiar e até mesmo espiritual. Um colérico controlado pelo Espírito Santo tem uma oratória tão forte que converteria muitos através de sua pregação. Ele não inventa argumentos, mas estuda e baseia todo seu argumento na literatura e documentos.

O importante para o “colérico” é tirar um pouco o olho dele e tentar favorecer o outro sem desejar obter o benefício exclusivo.

Aline Rodrigues
Psicóloga e missionária da Comunidade Canção Nova