Celebrando os 40 anos do chamado vocacional que deu início a Canção Nova

Celebrar os “40 anos do chamado” é uma maneira de atualizar o carisma Canção Nova, que tem feito bem a tanta gente!

Os jovens de 1977 que estavam no dia do chamado. #CN40anos

“Quem está disposto a dedicar um ano de sua vida a Deus vivendo em comunidade?”. Esse foi o chamado que, em 1977, padre Jonas Abib fez aos jovens participantes do Catecumento na cidade de Queluz (SP).
Agora, neste ano de 2017, a Comunidade Canção Nova está a celebrar os 40 anos desse chamado feito pelo fundador, monsenhor Jonas Abib, àquele grupo de jovens para iniciar a comunidade.
Cada Frente de Missão da Canção Nova está a viver essa celebração com muita alegria celebrando a vocação Canção Nova! Aqui na Missão de Vitória da Conquista celebramos a Santa Missa com missionários e amigos que fazem parte da Família Canção Nova em açao de graças por esses 40 anos do chamado.

 

 

 

 

 

 

        

Veja + Fotos da Santa Missa e da convivência celebrando os 40 anos do chamado vocacional que deu início a Canção Nova

 

Saiba mais: Como aconteceu esse chamado?

Tudo começou a partir da Encíclica Evangelii Nuntiandi (Evangelização no Mundo Contemporâneo) do Papa Paulo VI, lançada em 1975.
Dom Antônio Afonso de Miranda, que na época era bispo da diocese de Lorena (SP), chamou padre Jonas Abib, em seu escritório, e apresentou-lhe um artigo da Evangelii Nuntiandi: “Verifica-se que as condições do mundo atual tornam cada vez mais urgente o ensino catequético, sob a forma de um catecumenato, para numerosos jovens e adultos que, tocados pela graça, descobrem, pouco a pouco, o rosto de Cristo e experimentam a necessidade de a Ele se entregar (EN 44)”.

Após mostrar o artigo ao padre Jonas, Dom Antônio, já conhecendo o trabalho que o sacerdote Jonas realizava com os jovens, disse-lhe: “Padre Jonas, o que o Papa fala, aqui, é totalmente verdadeiro! É preciso evangelizar, a hora é de evangelizar! Já que você trabalha com jovens, é mais fácil fazer isso com eles. Comece alguma coisa! Há muito para se fazer, mas temos de começar por alguma coisa. Então, comece por isso”, concluiu.
Encorajado por Dom Antônio, padre Jonas, em 1976, iniciou os encontros para os jovens na Diocese de Lorena (SP), os chamados “catecumenatos”.
Em 1977, enquanto padre Jonas viajava de trem de Lorena (SP) para Queluz (SP), onde realizaria um catecumenato interno, durante a Festa de Cristo Rei, sentiu forte o desejo de lançar um desafio aos jovens, mas, para ele, era um absurdo: “Quem iria querer deixar sua família, sua casa e seus estudos, para morar junto comigo em comunidade? Quem se dedicaria ao trabalho que estávamos iniciando? Era tão absurdo, que pensei: vou lançar o desafio. Não vão aceitar, mas, se aceitarem, é sinal de que o Senhor quer isso mesmo”. Assim ele fez: “Quem está disposto a dedicar um ano de sua vida a Deus vivendo em comunidade?”.

:: Já descobriu sua vocação? Podemos te ajudar! Entre em contato: vocacionalconquista@cancaonova.com

Padre Jonas conta que, num primeiro momento, uma grande quantidade de jovens aceitou. Para ele, aquilo significava que eles já estavam experimentando a necessidade de se entregarem àquele Cristo que começavam a descobrir. Na prática, na hora de deixar a família, de interromper os estudos, o trabalho, o namoro, nem todos aqueles que tinham aceitado puderam cumprir o compromisso. Porém, no dia 2 de fevereiro de 1978, doze daqueles jovens iniciaram a Comunidade Canção Nova e realizaram seu primeiro compromisso. Dentre os doze, estava Luzia Santiago, cofundadora da Canção Nova.